TJPB mantém condenação por maus-tratos e abandono de incapaz

Data:

modelo de petição
Créditos: Wavebreakmedia | iStock

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve a condenação de uma mulher por maus-tratos e abandono de incapaz contra sua própria mãe idosa. O recurso da acusada foi negado após análise do caso, que apontou a exposição da idosa, na época com 82 anos, a condições desumanas e degradantes, privando-a dos cuidados necessários e abandonando-a sob sua responsabilidade.

Na Comarca de Itaporanga, a ré foi condenada por crimes previstos na legislação, recebendo uma pena de três anos, 10 meses e três dias de detenção, além de multa. A defesa contestou a decisão, alegando que a ré nunca maltratou ou abandonou sua mãe, sempre deixando-a sob cuidados adequados na ausência.

ônibus
Créditos: Toa55 | iStock

No entanto, o desembargador Frederico Coutinho, relator do processo, destacou que a materialidade dos delitos ficou comprovada por meio de elementos como o Encaminhamento de Contrarreferência elaborado pelo CREAS e Relatório de Investigação Circunstanciado, reforçados pela prova testemunhal. Assim, a decisão de manter a condenação foi fundamentada na constatação de que a ré expôs a integridade física e psíquica de sua mãe, mantendo-a em condições insalubres e sem o devido auxílio em relação à higiene e saúde.

Com informações do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...