Empresa de embutidos no RS não precisa de registro no conselho de medicina veterinária, decide Justiça

Data:

Pet shop terá de ressarcir cliente que comprou cachorro doente
Créditos: Sebastian Duda / Shutterstock.com

A 1ª Vara Federal de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, decidiu que uma empresa de embutidos sediada em Santa Rosa não é obrigada a ter registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/RS). A sentença, proferida pela juíza Carla Cristiane Tomm Oliveira e publicada na segunda-feira (5/2), foi resultado de uma ação movida pelo proprietário da empresa contra o CRMV/RS, após ser autuado por falta de um médico-veterinário para a direção e assistência técnico-sanitária-veterinária.

O empresário argumentou que já contava com um técnico químico industrial de alimentos para a função, enquanto o CRMV/RS defendeu que as atividades exigiam acompanhamento de um médico veterinário.

Ao analisar o caso, a juíza citou a Lei n° 6.839/80, que estabelece critérios para verificar a obrigatoriedade de registro nos conselhos profissionais, considerando a atividade básica da empresa ou a natureza dos serviços prestados. Além disso, destacou jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que afirma que a produção de embutidos e defumados não requer registro no CRMV nem a contratação de médico-veterinário.

A magistrada concluiu que, se a empresa não está sujeita ao registro no CRMV/RS, não está obrigada à fiscalização da autarquia nem à contratação de médico-veterinário como responsável técnico, determinando a anulação da autuação e a inexigibilidade de registro da empresa junto ao Conselho.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região(TRF4).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...