Justiça condena Loft Brasil por concorrência desleal praticada contra Quinto Andar

Data:

tjsp empresa
Créditos: Gearstd | iStock

A Justiça paulista decidiu que a Loft Brasil Tecnologia Ltda, empresa de compra e venda de imóveis, está usando fotos de anúncios de um concorrente, o Quinto Andar Serviços Imobiliários Ltda, sem autorização. A decisão foi do Juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi da 1ª Vara Empresarial de Arbitragem.

A ação (1030816-70.2022.8.26.0100) foi movida no fim de março pela Quinto Andar, que acusou a Loft de violação de direitos autorais e de usar de meio fraudulento para tentar desviar seus clientes, ao tentar divulgar uma parceira inexistente com a Casa Mineira, maior imobiliária de Minas Gerais, que pertence ao grupo Quinto Andar, o que poderia configurar concorrência desleal.

stj
Créditos: smolaw11 / iStock

O juiz Luís Felipe Ferrari Bedendi, concordou com os argumentos do QuintoAndar, segundo ele "As mensagens eletrônicas reproduzidas (...) indicam claramente que a ré [Loft] informou à cliente possuir parceria com a Casa Mineira, o que, ao menos em tese, é semelhante à conduta criminalizada como ato de concorrência desleal. (...) O risco de dano é evidente, diante do potencial desvio de clientela através do uso de meio fraudulento e violação a direitos autorais", disse.

Imóveis particulares podem sofrer usucapião
Créditos: oatawa / iStock

O magistrado determinou que a Loft deixe de utilizar, "sem prévia e expressa autorização", qualquer foto de autoria do QuintoAndar e que remova aquelas já inclusas em anúncios publicados no site.

A empresa também não pode "revelar, por qualquer meio, parceria ou qualquer outro vínculo" com a concorrente ou empresas do Grupo QuintoAndar, como a Casa Mineira, comprada pelo QuintoAndar em março de 2021.

Em caso de descumprimento, a Loft pode ser novamente processada. O juiz do 1ª Vara Empresarial de Arbitragem ainda declarou não ter competência para julgar o processo e, assim, dar uma decisão definitiva, uma vez que parte da ação está relacionada a direitos autorais. Por isso, o caso foi redistribuído "a uma das varas cíveis centrais".

Penhora online de imóveis em outros estados já está acessivel ao TJDFT
Créditos: Fearl / Shutterstock.com

Na decisão, o magistrado determinou que a Loft deixe de usar as fotos e de divulgar parcerias ou qualquer outro vínculo com o concorrente ou com a Casa Mineira. A decisão é provisória e ainda cabe recurso.

Conforme o UOL, a Loft nega ter adotado qualquer uma dessas práticas e disse que "avaliará a possibilidade de recorrer".

Com informações do UOL e Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.