STF decide que falta de pagamento de parcela de dívida judicial não configura apropriação indébita

Data:

Supremo Tribunal Federal - STF
Créditos: diegograndi / iStock

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, que a ausência de pagamento de parcelas de um acordo judicial que previa a penhora de parte do faturamento de uma empresa não constitui crime de apropriação indébita.

A decisão foi proferida durante o julgamento do Habeas Corpus (HC 215102). O caso envolvia uma empresa que estava sujeita a um processo de execução fiscal e havia celebrado um acordo para quitar de forma parcelada os valores referentes à penhora sobre o seu faturamento.

evasão de divisas
Créditos: Ivan-balvan | iStock

Um dos sócios da empresa foi designado como depositário judicial, com a responsabilidade de guardar os bens penhorados e garantir o pagamento à Justiça. No entanto, ele não cumpriu integralmente o acordo e não efetuou todos os depósitos, resultando em uma condenação a um ano e quatro meses de reclusão por apropriação indébita.

A maioria dos ministros decidiu que, nessa situação específica, o crime de apropriação indébita não estava configurado, uma vez que não envolvia a apropriação de "coisa alheia", como definido pelo artigo 168 do Código Penal (CP). Eles argumentaram que, ao não efetuar os depósitos, o empresário teria se apropriado de algo que pertencia a ele, uma vez que o valor a ser depositado era de sua propriedade.

STF decide que falta de pagamento de parcela de dívida judicial não configura apropriação indébita | Juristas
Ministro Dias Toffoli (STF) discursa durante a cerimônia de lançamento do programa Norte Conectado

O ministro Dias Toffoli, relator do caso, ressaltou que, mesmo sendo proprietário da empresa em execução, o sócio não se apropriou de "coisa própria", mas de valores sujeitos a penhora e que não lhe pertenciam. O ministro André Mendonça seguiu o entendimento do relator.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...