Empresa é condenada a ressarcir INSS por descumprir decisão do TRT

Data:

aposentadoria / inss
Créditos: Joa_Souza | iStock

A 2ª Vara Federal de Curitiba proferiu decisão condenatória contra uma empresa da capital paranaense, determinando que esta ressarça o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pelos valores despendidos em uma ação trabalhista. A sentença, emitida pelo juiz federal Claudio Roberto da Silva, estabelece que a empresa deve compensar o montante de R$ 12.406,50 ao INSS, corrigido desde a data do pagamento efetuado pelo órgão na referida ação trabalhista, acrescido de juros de mora.

O INSS, autor da ação, relatou que a empresa de Curitiba foi condenada em uma ação trabalhista na 03ª Vara do Trabalho de Canoas (RS). A sentença incluiu a condenação subsidiária ao pagamento das verbas trabalhistas devidas à reclamante em um contrato de prestação de serviços, confirmando-se tal decisão no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).

No entanto, alegou o INSS, a empresa não efetuou o pagamento do débito, resultando na execução sendo redirecionada ao INSS. Diante disso, argumentou que tem o direito de ser ressarcido pelos prejuízos decorrentes do pagamento das verbas trabalhistas.

O juiz federal Claudio Roberto da Silva fundamentou sua decisão destacando que a base legal da autora (INSS) está vinculada ao direito de regresso. Ele explicou que se trata do direito de uma pessoa recuperar a quantia despendida no cumprimento de uma obrigação que, em princípio, era de responsabilidade direta e principal de outra.

Na sentença, o magistrado ressaltou que a competência para o julgamento do caso é da Justiça Federal, pois não se trata de uma ação de natureza trabalhista. Ele enfatizou que o processo é de natureza cível, de caráter indenizatório, movido por uma autarquia federal contra a suposta pessoa jurídica para reparação regressiva. A decisão considerou que a execução ocorreu exclusivamente contra o INSS, que arcou integralmente com os custos no mencionado processo, tornando a procedência da ação uma medida necessária.

Ao finalizar sua sentença, o juiz federal afirmou que, diante da comprovação de que a execução ocorreu apenas contra o autor (INSS), que suportou integralmente o processo, a procedência da ação é uma medida justa.

Com informações do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...