A Dataprev anunciou que o aplicativo “Meu INSS” que concentra serviços a beneficiários e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passa a exigir a partir desta segunda-feira (7) comprovação da vivacidade, ou seja, a verificação de que é o segurado mesmo e não um retrato, por meio de reconhecimento facial nos serviços “Alterar Local ou Forma de Pagamento” e “Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”. Segundo o governo, o recurso serve para reforçar a segurança no reconhecimento facial do sistema, e prevenir a ação de golpistas.
Os serviços podem ser acessados pela plataforma digital – desenvolvida pela Dataprev – Meu INSS ou por aplicativo para celular. Basta clicar em “Novo Pedido” e selecionar o serviço desejado. Ao pedir esses serviços pelo Meu INSS, o cidadão deve primeiro realizar o reconhecimento facial e, depois, seguir com a solicitação.
O resultado do cruzamento entre as informações da vivacidade, da biometria facial (para checar se a imagem coletada bate com a do banco de imagens) e do nível de confiabilidade da conta gov.br vai determinar se os serviços serão concluídos de forma automática ou passar por análise de um servidor.
Conforme o INSS, com a implementação da biometria facial, criminosos passaram a aplicar um tipo de golpe em que ligavam para aposentados e pensionistas pedindo o envio de uma foto de um documento para finalizar o processo de prova de vida online.
“O resultado do cruzamento entre as informações da vivacidade, da biometria facial e do nível de confiabilidade da conta Gov.br vai determinar se os serviços serão concluídos de forma automática ou passar por análise de um servidor”, explicou o INSS.
Os cidadãos que não possuem internet podem fazer o pedido ligando para o telefone 135, não havendo mais a necessidade de agendamento do atendimento presencial.
Com informações de Convergência Digital e G1.
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