Dirigente de entidade religiosa mantém direito ao seguro-desemprego, decide TRF-1

Data:

Dirigente de entidade religiosa mantém direito ao seguro-desemprego, decide TRF-1 | Juristas
Créditos: BrunoWeltmann/Shutterstock.com

A condição de dirigente de entidade religiosa, por si só, não é suficiente para afastar o direito ao recebimento do seguro-desemprego. Com esse entendimento, a 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), por unanimidade, manteve a liberação do benefício a um homem que exerce a presidência de uma instituição religiosa.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal João Luiz de Sousa, destacou que o indeferimento administrativo do seguro-desemprego se baseou exclusivamente no argumento de que o autor possuiria renda própria em razão de sua atuação como líder religioso.

Para o magistrado, contudo, a simples vinculação do trabalhador a uma entidade religiosa não é suficiente para caracterizar fonte de renda. Segundo consignado no voto, a negativa do benefício, fundada apenas na condição de dirigente, sem a comprovação de percepção de remuneração, configura ato abusivo e destituído de respaldo legal.

No processo, ficou demonstrado que o autor havia sido dispensado de seu emprego formal e se encontrava desempregado, sem qualquer fonte de renda no momento do pedido do benefício. Não houve prova de que a atividade desempenhada na entidade religiosa fosse remunerada.

Dessa forma, ao constatar que a decisão administrativa apenas presumiu a existência de renda própria, sem apresentar elementos concretos que comprovassem o pagamento pela função exercida na instituição religiosa, o colegiado reconheceu a ilegalidade do indeferimento.

Com isso, a 2ª Turma do TRF-1 manteve a concessão do seguro-desemprego ao autor da ação.

Processo nº 1035824-71.2024.4.01.3500.

(Com informações do ConJur)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo