Empresa de saneamento é condenada a indenizar família por problema com esgoto em residência

Data:

Empresa de saneamento é condenada a indenizar família por problema com esgoto em residência | Juristas
Crédito:aquatarkus / istock

A 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 4ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente, proferida pela juíza Claudia Ribeiro, que determinou que uma companhia de saneamento indenizasse uma família devido a um incidente de transbordamento e refluxo de esgoto em sua residência. A compensação por danos materiais e morais foi estabelecida em R$ 9,5 mil e R$ 20 mil, respectivamente.

Conforme os autos, um problema no duto da autarquia resultou no transbordamento do esgoto da residência, causando infiltração nas paredes e um odor desagradável que perdurou por cerca de três meses. A situação exigiu uma reforma completa na cozinha e a substituição de móveis.

Empresa de saneamento é condenada a indenizar família por problema com esgoto em residência | Juristas
Créditos: littleny / Shutterstock.com

O desembargador Antonio Celso Aguilar Cortez, relator do recurso (1011584-59.2019.8.26.0009), destacou o nexo causal entre a conduta da empresa de saneamento e os danos causados, decorrentes da falha na prestação do serviço público.

“Não há como negar relevância à angústia e ao intenso sofrimento psíquico experimentado pelo autor e por seus familiares, que viram seu imóvel inundado por fezes e demais dejetos sanitários mais de uma vez e parte do seu patrimônio destruído, até serem forçados a deixar o local”, escreveu o magistrado.

A da 10ª Câmara de Direito Público, foi unânime na decisão que reforça a responsabilidade das empresas de saneamento em garantir a qualidade e eficiência de seus serviços, evitando prejuízos aos usuários.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Contrato de Manutenção de Sauna e Piscina

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva de sauna e piscina, localizadas no endereço do CONTRATANTE.

Modelo de Contrato de Criação de Modelos de Petição para Escritório de Advocacia

O presente contrato tem por objeto a criação de modelos de petição pelo CONTRATADO para uso exclusivo do CONTRATANTE, conforme as especificações e requisitos definidos em comum acordo entre as partes.

Modelo - Contrato de Apoio Jurídico em Escritório de Advocacia

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de apoio jurídico pelo PRESTADOR ao ESCRITÓRIO, conforme as condições estipuladas neste instrumento.

Guia completo para registrar marca sozinho no INPI

Descubra como proteger seu negócio com nosso guia completo para registrar marca sozinho no INPI. Passo a passo simplificado e eficaz.