União deve indenizar militar por perda de audição em treinamento de tiro

Data:

exame de audição
Créditos: yacobchuk / iStock

A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) decidiu que a União deve indenizar em R$ 30 mil por danos morais um militar que sofreu perda auditiva durante um treinamento como instrutor de tiro. Além da indenização, a União também deverá fornecer ao militar um aparelho de amplificação sonora.

A decisão foi baseada em laudo pericial que atestou a lesão causada pela ausência do equipamento de proteção durante o treinamento. O desembargador federal Carlos Muta, relator do processo (0000001-65.2015.4.03.6102), destacou que o laudo foi claro ao reconhecer que o trauma resultante do acidente em serviço foi a causa suficiente para o diagnóstico de perda auditiva do autor.

instituto sou da paz / atentado
Créditos: thawornnurak | iStock

O militar buscou reparação na Justiça alegando danos materiais e morais devido à lesão auricular sofrida durante um treinamento de tiro em Humaitá/AM, onde atuava como instrutor, em 2012. Ele argumentou ter perdido totalmente a audição do ouvido direito e 30% do esquerdo, com sequelas de zumbido e dificuldade de compreensão.

Após a 5ª Vara Federal de Ribeirão Preto/SP julgar o pedido improcedente, o militar recorreu ao TRF3. O relator observou que a sindicância sobre o acidente não apontou negligência, imprudência ou imperícia do militar. Carlos Muta ressaltou que a própria União reconheceu que o uso de algodão no ouvido era considerado "equipamento de proteção de praxe", embora tenha admitido posteriormente que esse material não era muito adequado para esse fim.

Ex-chefe do Serviço de Farmácia do Hospital Gafrée Guinle é condenado por concussão
Créditos: Piotr Adamowicz / Shutterstock.com

Além da indenização por danos morais, o magistrado determinou que a União forneça um aparelho de amplificação sonora individual como reparação pelo dano material. Ele concluiu que a indenização pelo dano moral deve ser fixada de maneira razoável e proporcional, evitando enriquecimento ou vantagem indevida, estabelecendo o valor de R$ 30 mil com base nas circunstâncias e peculiaridades do caso.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...