Erro judiciário possibilita admissão de recurso considerado fora do prazo

Data:

 

Agravo em recurso especial não é conhecido por ausência de impugnação específica dos fundamentos da decisão
Créditos: FikMik | iStock

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu que o recurso de um empresário de Luziânia (GO) contra a penhora de seu imóvel para pagar dívidas trabalhistas deve continuar a tramitar. Anteriormente, a instância inferior havia considerado o apelo fora do prazo, mas o colegiado decidiu que o oficial de justiça errou a data de início do prazo recursal, o que é de responsabilidade do Poder Judiciário.

O caso em questão trata de uma reclamação trabalhista movida em março de 2010 por um trabalhador rural contra a Canastra Parque Ltda., na qual o trabalhador buscava o reconhecimento de vínculo de emprego. A empresa foi condenada a pagar cerca de R$ 30 mil, mas, diante do não pagamento, o juízo de execução determinou a penhora do imóvel do empresário.

Segundo o processo, o oficial de justiça informou ao executado, em 21/1/2016, que o ato de penhora e avaliação dos bens seria disponibilizado nos autos em 27/1. O empresário entendeu que o prazo recursal iniciaria em 27/1 e opôs os embargos em 29/1.

No entanto, o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) considerou a oposição dos embargos fora do prazo, pois entendeu que o prazo havia iniciado em 22/1 e encerrado em 26/1.

No TST, o empresário alegou que havia sido induzido a erro pelo oficial de justiça, que havia certificado que os autos seriam disponibilizados em 27/1.

A relatora do recurso, ministra Delaíde Arantes Miranda, concordou que o empresário, que não tinha conhecimento sobre prazos processuais, não poderia ter seu direito de defesa prejudicado por causa da certificação incorreta da data pelo oficial de justiça. Nesse caso, ficou configurada a hipótese de justa causa para a postergação excepcional do prazo.

A decisão foi unânime.

(Ricardo Reis/CF)

Processo: RR-1046-13.2011.5.18.0131

(Com informações do Tribunal Superior do Trabalho)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Nunes Marques dá prazo para PGR se manifestar sobre revisão da condenação de Bolsonaro

Kassio Nunes Marques concedeu dez dias para que a PGR se manifeste sobre o pedido de revisão criminal apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro, que busca reverter a condenação de 27 anos e três meses de prisão. O caso deverá ser encaminhado ao plenário do STF após a manifestação da Procuradoria.

Desembargador do TJ-MG publica fotos com arma em rede social

O desembargador Roberto Apolinário de Castro, do TJ-MG, publicou fotos com uma arma de fogo e afirmou possuir autorização para porte. Em nota, declarou que as imagens foram feitas em sua residência e que o armamento está legalizado. O CNJ informou que não havia procedimento sobre o caso até a publicação da reportagem.

MP-SP pede condenação de Renato Cariani por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

O Ministério Público de São Paulo pediu a condenação de Renato Cariani e de outros dois investigados por suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A investigação aponta o desvio de cerca de 12 toneladas de produtos químicos e possível movimentação superior a R$ 6 milhões. O processo está na fase de alegações finais da defesa.

STF suspende julgamento sobre restrições à Buser após placar de 3 a 2

O STF suspendeu o julgamento sobre a lei mineira que restringe o transporte coletivo por fretamento utilizado por plataformas como a Buser. Antes do pedido de vista de Dias Toffoli, três ministros votaram pela manutenção das regras e dois pela inconstitucionalidade, em discussão que envolve competência legislativa, livre iniciativa e concorrência.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo