Especialista alerta que Brasil pode se tornar país mais restritivo em IA e perder até R$ 21 bilhões no PIB

Data:

victor
Créditos:: Laremenko iStock

O Congresso Nacional discute atualmente regras que podem tornar o Brasil o país mais restritivo do mundo no treinamento de inteligência artificial (IA). Segundo Pedro Henrique Ramos, diretor-executivo do RegLab e especialista em políticas públicas de tecnologia, restringir o acesso da IA a dados nacionais pode trazer impactos econômicos significativos.

Um estudo do RegLab aponta que uma legislação mais rígida, como a prevista no Projeto de Lei da IA (PL 2338/23), poderia resultar em uma perda de até R$ 21 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do país ao longo de dez anos. O levantamento analisa cenários em que limitações ao uso de dados por sistemas de IA reduziriam a capacidade de empresas nacionais de inovar e competir globalmente.

O debate, conduzido por Helton e Diogo Cortiz, reforça que a regulação da inteligência artificial deve equilibrar segurança, privacidade e inovação. Ramos enfatiza que legislações excessivamente restritivas podem colocar o Brasil atrás de outros países que já implementaram políticas mais flexíveis, incentivando a pesquisa e o investimento em IA.

“Políticas públicas bem estruturadas devem permitir o uso seguro de dados nacionais para o desenvolvimento de inteligência artificial, sem comprometer a competitividade do país e o avanço tecnológico”, afirma Ramos.

O PL da IA segue em tramitação no Congresso, com especialistas e representantes do setor tecnológico debatendo os efeitos da regulamentação sobre inovação, economia e soberania digital do Brasil.

(Com informações do Tilt – UOL)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Bruno Dantas formaliza renúncia ao cargo de ministro do TCU e abre caminho para indicação de Rodrigo Pacheco

O ministro Bruno Dantas formalizou sua renúncia ao cargo no Tribunal de Contas da União (TCU), com saída prevista para 9 de setembro. A vaga, destinada à indicação do Senado Federal, deverá ser disputada politicamente e o nome de Rodrigo Pacheco ganhou força para assumir o posto. A mudança ocorre em meio à reaproximação entre o presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e às articulações do Congresso antes das eleições de 2026.

Governo cria regras para combater cambismo digital e ampliar proteção de consumidores em eventos

O governo federal regulamentou a venda, a revenda e a transferência de ingressos pela internet com medidas destinadas a combater o cambismo digital, ampliar a transparência e proteger direitos dos consumidores. A regulamentação estabelece regras para filas, meia-entrada, taxas, revenda, transferência e reembolso. Outro decreto determina a disponibilização gratuita de água potável em eventos culturais, com regras específicas para eventos com mais de mil pessoas.

Tribunal do Júri condena corintiano por matar esposa palmeirense após discussão

O Tribunal do Júri condenou o empresário Leonardo Souza Ceschini a 13 anos e 24 dias de prisão, em regime fechado, pela morte da esposa, Érica Fernandes Alves Ceschini, ocorrida em 2021. A vítima foi atingida por oito golpes de faca após uma discussão relacionada à rivalidade entre Corinthians e Palmeiras. Os jurados reconheceram o feminicídio, o emprego de meio cruel e o aumento de pena pelo fato de o crime ter ocorrido na presença dos filhos do casal. A defesa informou que pretende recorrer da decisão.

Júri condena homem acusado de orquestrar assassinato do rapper Tupac Shakur

Resumo: Duane “Keffe D” Davis, de 63 anos, foi considerado culpado por um júri de Las Vegas por participação no assassinato do rapper Tupac Shakur, ocorrido em 1996. A acusação sustentou que Davis organizou a ação e estava no veículo de onde partiram os disparos, enquanto a defesa questionou a existência de provas independentes. Davis poderá ser condenado à prisão perpétua, e o caso ainda poderá ser objeto de recursos

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo