Facebook pagou terceirizados para transcrever áudios de usuários do Messenger

Data:

transcrever áudios de usuários do Messenger
Créditos: Rawpixel | iStock

Pessoas ligadas ao segmento de tecnologia disseram que o Facebook pagou centenas de trabalhadores terceirizados para escutar e transcrever áudios de usuários de seus serviços, como o Messenger, cuja origem não era revelada. 

Uma das empresas que escuta os áudios é a TaskUs. O Facebook é um de seus maiores clientes. Ela também revisa conteúdo potencialmente violador das políticas internas da rede social.

Anônimos disseram que ouviam conversas dos usuários do Facebook, por vezes com conteúdo vulgar, sem saber o motivo pelo qual a rede social queria a transcrição. O Facebook confirmou a prática e disse que “pausou a revisão de áudios por trabalhadores há mais de uma semana”, mas apontou que os usuários afetados escolheram, no Messenger, a opção de ter seus áudios transcritos. 

O Facebook afirma que seus sistemas “processam automaticamente conteúdos e comunicações que você e outros proveem para analisar o contexto e o que está neles”. Quanto a possível verificação por terceirizados, os termos mencionam apenas “empresas e provedores de serviço que apoiam nosso negócio analisando como nossos produtos são utilizados”.

De acordo com a empresa, os terceirizados verificavam se a inteligência artificial da rede interpretava corretamente as mensagens, cujos usuários não eram identificados. De acordo com as fontes, os usuários não sabem que terceiros poderiam ouvi-los, o que foi considerado antiético pelos trabalhadores. 

Outras empresas de tecnologia, como Amazon e Apple, já foram questionadas por violar a privacidade de usuários pelo mesmo motivo: coleta de trechos de áudios de seus assistentes de voz e verificações por funcionários terceirizados.

(Com informações do O Globo)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Nova lei reconhece natureza alimentar dos honorários advocatícios e garante privilégio em processos de insolvência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.472/2026, que altera o Estatuto da Advocacia para reconhecer expressamente a natureza alimentar dos honorários advocatícios. A norma equipara esses créditos aos trabalhistas em termos de privilégios e estabelece que decisões judiciais e contratos de honorários constituem títulos executivos e créditos privilegiados em falências, recuperações judiciais e demais concursos de credores.

STJ autoriza pais a sacar indenização de filha menor por atraso de voo sem esperar maioridade

A Terceira Turma do STJ decidiu que os pais podem sacar, em nome da filha menor, a indenização por danos morais decorrente de atraso de voo, sem necessidade de aguardar a maioridade. O tribunal reafirmou que os pais administram os bens dos filhos menores e que a retenção judicial dos valores somente é cabível quando houver justificativa concreta para proteger o patrimônio da criança.

Justiça de SC reconhece paternidade socioafetiva e mantém vínculo com pai biológico no registro civil

A Justiça de Santa Catarina reconheceu a paternidade socioafetiva de um homem em relação a uma adolescente, determinando sua inclusão no registro civil e a alteração do sobrenome da jovem. A decisão, entretanto, preservou a filiação biológica, entendendo que a origem genética e o vínculo socioafetivo podem coexistir juridicamente.

TJDFT mantém condenação de banco por falha na prevenção ao ‘golpe da maquininha’”

A 2ª Turma Recursal do Distrito Federal manteve a condenação do BRB e da Cartão BRB para ressarcir consumidor vítima do “golpe da maquininha”. O colegiado entendeu que a autenticação por chip e senha não afasta a responsabilidade objetiva das instituições financeiras por fraudes de terceiros, conforme a Súmula 479 do STJ, especialmente quando há movimentações anormais sem atuação preventiva do banco.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo