Governador da Califórnia sugere que empresas paguem pelos dados dos usuários.

Data:

Defensores da privacidade na internet são contra.

Governador da Califórnia sugere que empresas paguem pelos dados dos usuários. | Juristas
Corporate data management system (DMS) and document management system concept. Businessman click (or publish) on document connected with corporate users working on notebooks with access rights. Wide banner composition with office in background.

Não é de hoje que as companhias coletam dados pessoais dos clientes e os usam das mais diversas maneiras. Se o usuário não concordar com a prática, é bom que pare de usar o Facebook e o Google imediatamente.

O governador da Califórnia, Gavin Newson, sugeriu que as empresas paguem para usar os dados dos consumidores, o que é chamado de ‘dividendo de dados’. O Vale do Silício tem algumas das leis mais avançadas quando o assunto é privacidade de dados. Uma lei recente garante que os usuários tenham amplo controle sobre suas informações.

Com base nessa lei, Newson sugere que a prática do uso de dados se torne menos comum, já que as empresas terão de pagar por eles. “Reconhecemos que seus dados têm valor e pertencem a você”, afirmou.

Alguns defensores da privacidade dizem que a política pública não deve criar incentivos para os consumidores compartilharem suas informações. Em vez disso, ela deve ajudá-los a mantê-las privadas.

Contudo, a sugestão de Newson pode parecer interessante para o consumidor, uma vez que trata de uma preocupação de muitos: o uso de dados sem consentimento. Caso a ideia seja sancionada, os usuários da internet passarão a ter mais controle de quais empresas utilizam suas informações. Acredita-se que elas não apenas ajudam as companhias a venderem anúncios, mas contribuem para o desenvolvimento da inteligência artificial. (Com informações do Olhar Digital.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.