Defensores da privacidade na internet são contra.
Não é de hoje que as companhias coletam dados pessoais dos clientes e os usam das mais diversas maneiras. Se o usuário não concordar com a prática, é bom que pare de usar o Facebook e o Google imediatamente.
O governador da Califórnia, Gavin Newson, sugeriu que as empresas paguem para usar os dados dos consumidores, o que é chamado de ‘dividendo de dados’. O Vale do Silício tem algumas das leis mais avançadas quando o assunto é privacidade de dados. Uma lei recente garante que os usuários tenham amplo controle sobre suas informações.
Com base nessa lei, Newson sugere que a prática do uso de dados se torne menos comum, já que as empresas terão de pagar por eles. “Reconhecemos que seus dados têm valor e pertencem a você”, afirmou.
Alguns defensores da privacidade dizem que a política pública não deve criar incentivos para os consumidores compartilharem suas informações. Em vez disso, ela deve ajudá-los a mantê-las privadas.
Contudo, a sugestão de Newson pode parecer interessante para o consumidor, uma vez que trata de uma preocupação de muitos: o uso de dados sem consentimento. Caso a ideia seja sancionada, os usuários da internet passarão a ter mais controle de quais empresas utilizam suas informações. Acredita-se que elas não apenas ajudam as companhias a venderem anúncios, mas contribuem para o desenvolvimento da inteligência artificial. (Com informações do Olhar Digital.)