O Governo Federal por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), determinou que o Google e o Facebook retirem do ar anúncios falsos sobre o programa de renegociação de dívidas do governo federal, “Desenrola Brasil”. Conforme a determinação publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26), caso descumpram, as duas empresas podem ser multadas em R$ 150 mil por dia.
Tanto Google quanto Facebook tem 48 horas para remover os anúncios falsos. A Senacon pediu para que as empresas adotem medidas para que conteúdos fraudulentos não voltem a ser veiculados.
Os anúncios são de supostas empresas que se passam por intermediárias para ajudar pessoas com dívidas a aderir ao programa. Alguns anúncios direcionavam para sites que fingem consultar se a pessoa tem direito ao programa. Outras publicidades encaminhavam o usuário para atendimento personalizado falso no WhatsApp. A informação é do G1.
Segundo o governo, interessados em renegociar dívidas pelo Desenrola não devem buscar intermediários. O atendimento deve ser diretamente no banco onde a dívida existe. Atualmente, o programa está atendendo pessoas com renda de até R$ 20 mil.
A Meta, dona do Facebook, informou ao G1 que tem removido os anúncios enganosos sobre o Desenrola assim que são identificados. “Não permitimos atividades fraudulentas em nossos serviços e temos removido anúncios enganosos sobre o programa Desenrola Brasil de nossas plataformas, assim que identificados por meio de uma combinação de uso de tecnologia, denúncias de usuários e revisão humana. Reforçamos também que a Meta coopera e responde a requisições das autoridades brasileiras nos termos da legislação aplicável.”, afirmou em nota.
Com informações do G1.
Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos por lá.