Justiça de São Paulo determina soltura de homem negro carregado amarrado por PMs

Data:

Justiça de São Paulo determina soltura de homem negro carregado amarrado por PMs | Juristas
Créditos: sakhorn/Shutterstock.com

A Justiça de São Paulo determinou a soltura do homem negro que teve mãos e pés amarrados por policiais militares (PMs) em junho deste ano, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

Robson Rodrigo Francisco teve habeas corpus concedido pelo desembargador Sérgio Mazina Martins, da 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e será solto após a revogação da custódia cautelar, porém deve se manter longe dos envolvidos na ocorrência e não pode deixar a cidade sem aviso prévio a Justiça.

salvou pessoas
Créditos: JanJutamas | iStock

Ele havia sido preso por volta das 23h30, por roubar produtos em uma loja de conveniência da rede Oxxo, na zona sul de São Paulo junto a um amigo e um adolescente, conforme consta no boletim de ocorrência. Ele foi preso em flagrante após ser encontrado com duas caixas de bombons.

Após ser capturado pelos agentes, ele teve seus pés e mãos amarrados com cordas e foi carregado pelos PMs. A ação foi filmada por uma testemunha em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). De acordo com a PM, ele teria resistido à prisão e precisou ser dominado e amarrado por quatro policiais militares.

PMs acusados de execução no Butantã começam a ser julgados nesta segunda
Créditos: SkyCinema / Shutterstock.com

Robson vai passar por nova audiência no TJSP, nesta quinta-feira (27). Na decisão de soltura, a Justiça levou em consideração a tortura, segundo o advogado José Luiz de Oliveira Júnior, da Associação Nacional da Advocacia Negra.

“Óbvio que levaram isso em consideração e que, efetivamente, só existiu uma testemunha para o caso, que foi o funcionário do supermercado OXXO, que viu e fez questão de dizer que o furto ocorreu especificamente do Robson, de forma autônoma, afastando a qualificadora do furto em associação criminosa, bem como a corrupção de menores, cabendo tecnicamente a soltura”, disse o advogado José Luiz de Oliveira Júnior da Associação Nacional da Advocacia Negra.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos por lá.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...