'Humorista' Leo Lins é condenado por agressão verbal e deve indenizar mãe de menino autista

Data:

Tv Bandeirantes
Créditos: DorukTR / iStock

A Justiça condenou o humorista Leo Lins, por agressão verbal, ao pagamento de uma indenização por danos morais à Adriana Cristina da Costa Gonzaga, mãe de um menino autista que se sentiu incomodada com falas da namorada do humorista sobre pessoas com autismo e depois, do próprio, direcionadas a ela. A decisão da juíza Marcela Filus Coelho, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível (Vergueiro), foi proferida no último dia 13 de agosto.

A ação foi aberta em 2020 por Adriana depois de ver um vídeo publicado no perfil do Instagram, da modelo Aline Mineiro, namorada de Léo Lins na época. No vídeo, que não está mais disponível, ela diz: "Como em todas as festas, ele não fala nada, é um pouco autista", o vídeo foi replicado em várias páginas da comunidade autista.

Portador de Transtorno do Espectro Autista
Créditos: MariaDubova / Istock

Adriana Gonzaga trocou mensagens com Leo Lins, pedindo uma retratação, e recebeu a seguinte resposta do comediante: "Juro que falei pra ela responder todas as pessoas que estão indignadas como você. Aconselhei ela a mandar vcs enfiarem uma R*** gigantesca no c*. Um p** bem veiúdo, mais vascularizado que seu cérebro (se bem que pra isso não precisa muito). A ideia era socar essa r*** até a cabeça sair na boca, empalando o corpo. Depois remover a p*****, (que aliás, estaria de máscara, pois não quero que pegue covid), remover cuidadosamente, o que deixaria um buraco cilíndrico, ai jogaria milho para o corpo se tornar um abrigo de pombas brancas da paz. Essa foi minha sugestão, mas ela achou absurdo. Prometo que vou seguir tentando".

Adriana registrou boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Segundo a delegada titular, Maria Valéria Pereira Novaes de Paula Santos, prints das mensagens foram incluídos no boletim.

Depois da repercussão, Leo Lins e Aline Mineiro gravaram um vídeo no qual tentam justificar suas reações. E um comunicado divulgado pelo SBT afirmava que o comediante iria pedir desculpas à comunidade autista durante o programa 'The Noite, com Danilo Gentili', no qual ele trabalhava, mas isso não foi ao ar.

Ela conta que na audiência de conciliação, Leo Lins debochou da ação. "Ele estava provocativo, sem nenhuma intenção de diálogo, então me calei. Ele chegou no Fórum rindo, fazendo vídeo para os seguidores e dizendo que 'estava novamente no fórum', como se isso fosse bacana. Ele não acredita que errou. Fui atacada por ele, muitas vezes. Ele me ridicularizou, me fez parecer criminosa e ele a vítima. Recebi ofensas e xingamentos no meu Instagram", relata Adriana.

alunos autistas
Créditos: Nambitomo | iStock

Adriana celebrou a decisão da magistrada "Me fez acreditar na justiça. Em alguns momentos. achei que não haveria essa justiça. Essa vitória não é só minha e nem somente dos autistas. É positivo para todas as pessoas com deficiência. É a nossa luta contra o preconceito e o capacitismo ganhando força e visibilidade", disse.

Em julho deste ano, Leo Lins foi demitido pelo SBT após a repercussão de uma "piada", durante apresentação ao vivo, sobre uma criança com hidrocefalia. Em sua fala ele disse: "Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Eu vi um vídeo de um garoto do interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e todos estão felizes e tomam banho".

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra o humorista.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.