Indenizações sobre Pinheirinho não poderão ser julgadas antecipadamente

Data:

TJSP anulou sentença que negava o pedido feito por uma moradora

tjsp
Créditos: Reprodução | TJSP

Pedidos de indenização relativos à reintegração de posse no bairro Pinheirinho não poderão ser julgados antecipadamente. A decisão unânime é do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Segundo a corte, julgar sem saber quais as particularidades de cada caso violará o princípio do devido processo legal. O tribunal anulou sentença que negava o pedido feito por uma moradora. A autora alegou ter sofrido danos morais e materiais durante o ocorrido no bairro de São José dos Campos, em 2012. O processo deverá retornar à primeira instância.

O desembargador Paulo Barcellos Gatti colocou o Incidente de Assunção de Competência (IAC) em agravo por causa da indenização negada. Ele questionou se, nos demais pedidos envolvendo o caso, caberia julgamento antecipado do mérito com fundamentação genérica. Para ele, isso poderia violar outras garantias protegidas pelo Estado Constitucional.

O desembargador afirmou que não é válido tirar dos moradores a oportunidade de apresentar as particularidades que poderiam sustentar os pedidos de indenização. “Caso contrário, conceder-se-á uma ‘carta-branca’ ao Estado, em falsa indicação de que toda e qualquer ação que vise a sua responsabilização civil em casos complexos estaria, irremediavelmente, fadada ao insucesso”, disse.

O processo corre em segredo de justiça.

IAC 2211169-10.2016.8.26.0000

Notícia produzida com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo

Saiba mais:

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Hysa Conrado
Hysa Conrado
É jornalista, formada pela Universidade São Judas. Tem experiência na cobertura do Poder Judiciário, com foco nas cortes estaduais e superiores. Trabalhou anteriormente no SBT e no portal Justificando/Carta Capital.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo