Justiça Acreana garante embarque de família de volta ao Marrocos

Data:

Justiça Acreana garante embarque de família de volta ao Marrocos | Juristas
Créditos: Kostsov//shutterstock.com

Decisão considerou que divergência de informações em documento emitido pela embaixada e em reserva aérea revela apenas diferenças culturais entre países.

O Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco concedeu tutela de urgência para determinar à Gol Linhas Aéreas, ao site Decolar.com e à TAP Transportes Aéreos Portugueses que providenciem – ou alternativamente, não impeçam – o embarque de um adolescente austríaco-marroquino em voo marcado com destino a Casablanca, Marrocos, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil.

A decisão, da juíza de Direito Thais Kalil, titular da unidade judiciária, considera que as divergências nos dados da reserva aérea e os contidos no documento temporário de Laissez-Passer (do francês “deixe passar”) emitido pela Embaixada do Marrocos se justificam por motivos culturais, não podendo servir como impedimento ao embarque do menor.

Na prática, foi garantida, assim, a eficácia de decisão anterior (proferida pelo Juízo da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco), a qual já havia autorizado o retorno do menor ao país africano na companhia de seus familiares.

Entenda o caso

A autora alegou à Justiça que, mesmo com autorização da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco, seu filho adolescente foi impedido de embarcar em voo com destino ao Marrocos por divergência entre os dados do Laissez-Passer e aqueles contidos na reserva aérea.

Emitido pela Embaixada do Marrocos em Brasília, o documento apresentaria o nome completo do adolescente (com os sobrenomes materno e paterno) enquanto a reserva aérea teria sido feita no nome do menor segundo seu passaporte austríaco (contendo somente o sobrenome materno), o qual fora roubado após a chegada da família ao Brasil.

Dessa maneira, foi requerida tutela de urgência para garantir o embarque do menor juntamente com seus familiares, ainda dentro do prazo de vigência do Laissez-Passer (vigente até o mês de outubro), apesar das diferentes grafias.

Tutela de urgência concedida

Ao analisar o caso, a juíza de Direito Thais Kalil considerou que as divergências nos documentos são de cunho cultural, considerando-se a informação trazida aos autos de que, na Áustria, os cidadãos são registrados somente com o sobrenome materno, não havendo referência à descendência paterna nos registros civis.

A magistrada também destacou o perigo de dano, em caso de rejeição da medida de urgência, em face da notícia de que a família estaria passando dificuldades financeiras no Brasil, contando com o auxílio de terceiros, “o que pode ser contornado quanto estiverem no Marrocos, onde há suporte familiar”.

A titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco também assinalou, como nova evidência do perigo de dano, a proximidade do término do prazo de vigência do Laissez-Passer, o que, em tese, poderia implicar na necessidade de remarcação dos bilhetes e pagamento de novas despesas (impossíveis de serem arcadas pela família), em caso de indeferimento do pedido da tutela de urgência pleiteada.

Dessa forma, Thais Kalil julgou procedente o pedido antecipatório e determinou à Gol Linhas Aéreas, ao site Decolar.com e à TAP Transportes Aéreos Portugueses que tomem todas as providências necessárias para o embarque do adolescente, juntamente com seus familiares, no voo com destino à Capital do Marrocos – ou alternativamente, não impeçam o procedimento.

Em caso de descumprimento, as rés deverão arcar com o pagamento solidário de multa em dinheiro, no valor de R$ 50 mil, em favor da autora.

Ainda cabe recurso da decisão.

Fonte: Tribunal de Justiça do  Acre

João Padi
João Padi
Few major personal loan providers offer same-day approval and funding, as most take at least 2 business days, but there are some worthwhile exceptions. Same-day personal loans offer a speedy turnaround from loans-cash.net to funding, so you receive money the same day you apply, if approved. A representative example of payment terms for an unsecured Personal Loan is as follows: a borrower receives a loan of $10,000 for a term of 60 months

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJSP mantém condenação de homem por construção irregular em área de preservação ambiental

A 9ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, com ajustes, a condenação de um homem que realizou construções irregulares em área de preservação permanente (APP) e de proteção de mananciais no município de Mogi das Cruzes. A decisão de primeira instância havia sido proferida pelo juiz Davi de Castro Pereira Rio, da 2ª Vara Criminal da comarca.

TJSP mantém condenação do Município de Auriflama por erro médico que causou danos cerebrais a criança

A 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, com ajustes, a condenação imposta ao Município de Auriflama por falha em atendimento médico que resultou em danos cerebrais irreversíveis a uma criança. A decisão original, proferida pelo juiz Tobias Guimarães Ferreira, da Vara Única de Auriflama, foi parcialmente modificada apenas para readequar os valores das indenizações por danos morais e a forma de pagamento da pensão em atraso devida à mãe da vítima.

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.