Justiça do Trabalho determina que Renner apresente histórico de senhas após funcionária negra relatar injúria racial

Data:

racismo - igualdade
Crédito: Ktsimage | Istock

A juíza Marcela Casanova Viana Arena, da 29ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS), concedeu tutela de urgência parcial para determinar que a Lojas Renner apresente o histórico completo de senhas utilizado por uma empregada negra que afirma ter sido vítima de injúria racial no ambiente laboral.

A ação foi proposta após a trabalhadora relatar que, ao retornar de licença médica em 28 de novembro de 2025, recebeu da supervisão uma nova senha de acesso ao sistema interno: “Macaco@2026”. O episódio motivou o ajuizamento da ação, na qual ela requereu:

  • a imediata alteração da senha;
  • certificação e preservação de provas;
  • apresentação da política de senhas da empresa;
  • exibição do histórico de senhas atribuídas a outros empregados.

Análise da magistrada

Ao examinar o pedido liminar, a juíza reconheceu a gravidade dos fatos narrados, mas ponderou que, no momento, faltam elementos suficientes para comprovar a prática discriminatória.

Ainda assim, entendeu que a exibição do histórico de senhas relacionadas à conta da trabalhadora é imprescindível para a adequada instrução processual, determinando sua apresentação no mesmo prazo da contestação.

Os demais pedidos liminares foram indeferidos.

Providências determinadas

A decisão fixou que:

  • a Renner deverá juntar o histórico de senhas atribuídas à empregada;
  • a empresa será notificada para apresentar defesa em 15 dias, sob pena de revelia e confissão;
  • não houve, por ora, concessão de outras medidas de urgência.

Processo 0021322-79.2025.5.04.0029

(Com informações do Direito News)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo