Justiça Federal proíbe plataforma de intermediar serviços jurídicos sem inscrição na OAB

Data:

Justiça Federal proíbe plataforma de intermediar serviços jurídicos sem inscrição na OAB | JuristasA 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro acolheu parcialmente a Ação Civil Pública proposta pela Seccional da OAB do Rio de Janeiro (OABRJ) contra a empresa Justify Serviços de Tecnologia Ltda. e seus sócios, determinando a imediata abstenção da oferta, divulgação e intermediação de serviços jurídicos por meio da plataforma digital mantida pela empresa. Em caso de descumprimento, foi fixada multa de até R$ 20 mil.

Na sentença, o magistrado reconheceu que a atuação da Justify configurava exercício ilegal da advocacia, uma vez que a empresa não se encontra registrada como sociedade de advogados e seus responsáveis não possuem inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, exigência legal para o exercício da atividade. Segundo a decisão, tais práticas atentam contra a dignidade da profissão, violam o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e comprometem a proteção dos consumidores que buscam serviços jurídicos.

O juiz também destacou a legitimidade da OAB para promover ações coletivas em defesa da ordem jurídica e dos interesses difusos da sociedade, ressaltando seu papel institucional para além da representação da classe. Nesse sentido, foi enfatizado que a atuação da entidade visa à preservação da legalidade e ao resguardo do interesse público.

A presidente da OABRJ, Ana Tereza Basílio, comentou a importância do julgamento:

“A OAB não atua apenas na proteção das prerrogativas da advocacia, mas na salvaguarda da cidadania e da legalidade democrática.”

Para a Seccional, a sentença representa um importante precedente na defesa do exercício regular da advocacia, reafirmando que somente profissionais habilitados e regularmente inscritos na OAB podem prestar serviços jurídicos, e que práticas abusivas ou ilegais não serão toleradas no mercado.

(Com informações JuriNews)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Feliz Dia do Advogado

Neste 11 de agosto, celebramos advogados e advogadas que dedicam sua atuação à defesa de direitos, à Justiça e à cidadania.Parabéns a todos os profissionais da advocacia!

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo