Justiça reconhece multiparentalidade e determina inclusão de dois pais em certidão de nascimento

Data:

Justiça reconhece multiparentalidade e determina inclusão de dois pais em certidão de nascimento | JuristasA Vara Única da Comarca de Campina Verde, no Triângulo Mineiro, reconheceu a multiparentalidade e determinou a retificação da certidão de nascimento de um adolescente para inclusão do nome de dois pais, além do nome da mãe. A decisão reconhece a coexistência dos vínculos de paternidade biológica e socioafetiva, em consonância com a evolução das estruturas familiares.

A ação foi ajuizada de forma consensual pelo pai biológico, pela mãe, pelo pai socioafetivo e pelo próprio adolescente. O genitor biológico já constava no registro original, e o pedido teve por objetivo a inclusão do pai de criação, atual companheiro da mãe, que exerce funções paternas de forma contínua desde a infância do jovem, assegurando-lhe afeto, sustento e educação.

Nos autos, restou comprovada a existência de vínculo socioafetivo consolidado. Relatório técnico-social atestou que o pai socioafetivo constitui referência paterna para o adolescente, e laudo psicológico confirmou a estabilidade, a solidez e a qualidade da relação afetiva entre ambos. O Ministério Público de Minas Gerais manifestou-se favoravelmente ao pleito.

Ao fundamentar a decisão, a juíza Cláudia Athanasio Kolbe ressaltou a excepcionalidade positiva do caso, destacando que se trata de situação marcada pela harmonia entre os envolvidos e pelo reconhecimento mútuo dos vínculos parentais, em benefício do melhor interesse do adolescente.

A magistrada baseou a decisão nos princípios da dignidade da pessoa humana, do direito à busca da felicidade e da afetividade, nos termos do artigo 1.593 do Código Civil. Citou, ainda, o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal no Tema 622 da repercussão geral, que admite o reconhecimento concomitante das paternidades biológica e socioafetiva.

Segundo consignado na sentença, a multiplicidade de vínculos parentais amplia a rede de proteção e suporte ao adolescente, reafirmando a prevalência do afeto sobre o formalismo exclusivamente biológico.

Diante disso, foi determinada a retificação do registro civil para que conste, no campo destinado à filiação paterna, o nome do pai socioafetivo ao lado do genitor biológico, com possibilidade de acréscimo do sobrenome ao nome do jovem. Após o trânsito em julgado, será expedido mandado ao Cartório de Registro Civil competente para as devidas averbações.

(Com informações do TJ-MG)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo