Lei que destina crédito suplementar a órgãos do Judiciário é sancionada

Data:

Lei que destina crédito suplementar a órgãos do Judiciário é sancionada | Juristas
Créditos: artisteer | iStock

A Lei 13.883/2019, originária do PLN 6/2019, foi aprovado pelo Congresso na terça-feira (8) e publicada no Diário Oficial da União (DOU), na sexta-feira (11). 

Ela destina crédito suplementar, no valor de R$ 236.566.628, para órgãos das Justiças Federal, Eleitoral, do Trabalho e do Distrito Federal e dos Territórios, do Conselho Nacional do Ministério Público e do Ministério Público da União (MPU). O MPU ficou com 33,5% dos recursos, ao passo que a Justiça Federal ficou com 27%. A Justiça do Distrito Federal e dos Territórios receberá 23,9%, a Justiça do Trabalho, 12,7%, a Justiça Eleitoral, 2,2%, e o Conselho Nacional do Ministério Público, 0,4%.

Os recursos servirão para atender às demandas apresentadas pelos órgãos envolvidos quanto às despesas correntes e de capital, como pagamento de indenizações, aquisição de veículos, contratação e continuação de obras.

Os deputados David Soares (DEM-SP) e Fabinho Trad (PSD-MS), na votação da matéria no Congresso, divergiram sobre a matéria. David alegou que o crédito extra é inoportuno, especialmente diante da situação econômica do país, mas Fabinho ressaltou a necessidade de valorização do Judiciário.

Fonte: Agência Senado

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ezyle Rodrigues de Oliveira
Ezyle Rodrigues de Oliveira
Produtora de conte

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo