Lei que instituiu selo para empresas que aderirem a ações sociais é constitucional

Data:

Lei que instituiu selo para empresas que aderirem a ações sociais é constitucional | Juristas
Projetos de lei

A Lei Ordinária nº 8.746/21 do Município de Marília, que instituiu o “Selo Reconstruindo Vidas” para empresas que auxiliarem na reconstrução de moradias e retirada de famílias em situação de vulnerabilidade social, foi considerada constitucional pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A Prefeitura de Marília ajuizou ação direta de inconstitucionalidade, alegando violação à separação de poderes e criando ônus ao Executivo, mas a tese foi rejeitada pelo colegiado. O relator do recurso afirmou que a lei não cria ou extingue órgãos, cargos ou funções públicas e não dispõe sobre servidores públicos, sendo uma norma geral que incentiva ações sociais das empresas em matéria de política pública social e protetiva voltada ao interesse local, o que é permitido pela Constituição.

Ele acrescentou que é lícito ao Poder Legislativo e Executivo instituir políticas públicas desde que não tangenciem a reserva de iniciativa legislativa do Chefe do Poder Executivo ou da Administração. O caso foi julgado sob a Direta de Inconstitucionalidade nº 2217477-52.2022.8.26.0000.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo