Ministério da Justiça abre processo administrativo contra site de revenda de ingressos por supostas irregularidades

Data:

bilhetes de transporte falsos
Créditos: AVN Photo Lab/Shutterstock.com

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), instaurou processo administrativo sancionador contra a plataforma de revenda de ingressos Viagogo por supostas práticas que podem induzir consumidores a erro quanto à natureza do serviço prestado.

Como medida cautelar, a Senacon determinou que a empresa informe, de forma clara e ostensiva em todos os ambientes acessíveis aos usuários, que atua como plataforma de revenda de ingressos, e não como canal oficial de comercialização. Em caso de descumprimento da determinação, poderá ser aplicada multa diária de R$ 100 mil.

Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Ricardo Morishita, as investigações apontaram indícios de que a plataforma não fornece informações suficientes para que o consumidor compreenda que está adquirindo ingressos de terceiros. De acordo com ele, essa falta de transparência pode levar usuários a acreditar que estão comprando diretamente do organizador do evento ou da bilheteria oficial.

Em plataformas de revenda, os ingressos costumam ser comercializados por valores superiores aos praticados nos canais oficiais, o que reforça a necessidade de informações claras sobre a natureza da operação.

Além da forma de apresentação da plataforma, a Senacon identificou possíveis falhas relacionadas à identificação dos vendedores e à rastreabilidade das transações, fatores considerados relevantes para a proteção dos direitos dos consumidores.

O secretário nacional de Direitos Digitais, Victor Fernandes, afirmou que muitos consumidores acabam adquirindo ingressos sem perceber que se trata de uma revenda, frequentemente por preços superiores aos originalmente cobrados pelos organizadores dos eventos.

Com a abertura do processo administrativo, a Viagogo terá prazo de 20 dias para apresentar sua defesa.

Uso de robôs preocupa autoridades

Durante o anúncio da medida, Victor Fernandes também chamou atenção para o uso de robôs (bots) na compra automatizada de ingressos em plataformas oficiais. Segundo ele, esses sistemas conseguem adquirir grandes quantidades de ingressos em poucos segundos, esgotando rapidamente os lotes disponibilizados ao público.

Posteriormente, os mesmos ingressos são ofertados em plataformas de revenda por preços significativamente mais elevados, prática conhecida como cambismo digital.

Ricardo Morishita informou ainda que a Senacon também monitora plataformas de venda oficial de ingressos para apurar possíveis cobranças de taxas abusivas e falhas no atendimento ao consumidor no pós-venda. Até o momento, porém, não foram adotadas medidas administrativas específicas contra esses fornecedores.

(Com informações da Agência Brasil por Marcelo Brandão)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo