Ministro Alexandre de Moraes suspende julgamento sobre sigilo de buscas do Google em caso Marielle Franco

Data:

Ministro Alexandre de Moraes suspende julgamento sobre sigilo de buscas do Google em caso Marielle Franco | Juristas
Brasília, (DF) – 01/08/2023 – Ministro Alexandre de Moraes – abertura da sessão plenária do segundo semestre forense de 2023, Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o julgamento de um recurso do Google que buscava evitar a quebra de sigilo de pessoas que pesquisaram informações sobre a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

O caso foi iniciado na semana passada no plenário virtual do STF, com apenas o voto da relatora, ministra Rosa Weber, antes da suspensão causada pelo pedido de vista de Moraes.

A defesa da plataforma recorreu ao STF após a Justiça determinar a identificação de dados de um grupo não especificado de pessoas que realizaram pesquisas sobre a vereadora antes de seu assassinato. Essa medida faz parte da investigação que busca identificar os mandantes do crime.

Ministro Alexandre de Moraes suspende julgamento sobre sigilo de buscas do Google em caso Marielle Franco | Juristas
Obra do artista plástico Paulo Nazareth, em homenagem a Marielle Franco / Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rosa Weber, ao analisar o caso, enfatizou a importância da investigação, mas argumentou que a quebra indiscriminada de sigilo poderia afetar até mesmo usuários comuns que buscaram informações devido à ampla cobertura midiática sobre a morte da vereadora.

“Um número gigantesco de usuários não envolvidos em quaisquer atividades ilícitas, nos termos da decisão objurgada, teria seus sigilos afastados, a demonstrar indevida devassa e a sua absoluta desproporcionalidade em razão do excesso da medida”, argumentou a ministra. Não há previsão para retomada do julgamento.

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.