MPF assina protocolo de intenções para defesa dos direitos dos migrantes e refugiados

Data:

MPF assina protocolo de intenções para defesa dos direitos dos migrantes e refugiados
Créditos: Melih Cevdet Teksen / shutterstock.com

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) participou da assinatura do protocolo de intenções de caráter humanitário para promoção e defesa dos direitos dos migrantes, refugiados e apátridas que vivem no Estado. O documento é resultado de uma articulação entre várias instâncias para implementação de políticas públicas voltadas a esse público. Além do MPF assinaram o protocolo: Governo do Estado, Ministério Público do Estado do Paraná, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado do Paraná, Polícia Federal, Universidade Federal do Paraná, Banco do Brasil e Fomento Paraná.

De acordo com a procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Eloisa Helena Machado, o protocolo é de extrema importância nessa época que estamos vivenciando, e demonstra a preocupação e os esforços do poder público em contribuir para a dignidade das pessoas em situação de apatridia, refúgio ou migração. Ressalta que, nas palavras da Doutora Isabel Marques, integrante do Alto Comissariado das Ações Unidas para os refugiados – ACNUR, esta é a maior crise humanitária desde a 2ª Guerra Mundial.

O protocolo de intenções foi assinado durante evento promovido pela Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos em comemoração ao Dia Mundial dos Refugiados – 21 de junho. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, a data é uma forma de chamar atenção da sociedade e seus governantes para o problema de milhares de pessoas que são obrigadas a fugir de suas cidades em função de sua raça, naturalidade, religião, grupo social ou opinião política.

“Hoje são mais de 65 milhões de pessoas forçadas a se deslocarem pelo mundo, 21 milhões refugiados e destes, 51% são crianças, que muitas vezes estão desacompanhadas”,a firmou a procuradora Eloisa Helena.

A procuradora também participou de uma audiência pública, em 26 de junho, sobre a nova Lei de Migração, nº 13.445, que substitui o Estatuto dos Estrangeiros e entrará em vigor em novembro deste ano. A audiência foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado e foi proposta pelo Conselho Estadual de Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná (Cerma).

Confira a íntegra do protocolo de intenções de caráter humanitário assinado em 21/06.

Fonte: Ministério Público Federal

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo