Mulher com anorexia grave ganha direito de ‘morrer de fome’

Data:

Tribunal nos EUA autorizou que uma mulher que se recusa a receber comida e água não seja alimentada à força até o fim da vida

Uma mulher que sofre de anorexia grave ‘ganhou’ nos Estados Unidos o direito de ‘morrer de fome’ e receber cuidados para aliviar qualquer dor ou desconforto. A paciente, identificada apenas pelas iniciais A.G. tem 29 anos e desde 2014 está internada em um hospital psiquiátrico em Morristown, Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Segundo informações do jornal americano Wall Street Journal, a americana, que pesa menos de 30 kg, e se recusa a receber comida ou água, pediu a um tribunal nos Estados Unidos para não receber alimentação forçada, apenas cuidados paliativos. A.G recebe tratamento para transtornos alimentares, depressão e abuso de substâncias desde seus 13 anos.

Os promotores do caso alegaram que a anorexia não é uma condição terminal e que a paciente não tem uma boa saúde mental para recusar tratamento. Eles afirmaram também que sua depressão poderia ser tratada com cetamina, também conhecida por ketamina, uma terapia experimental usada frequentemente como droga ilícita em festas.

No entanto, segundo seu advogado, a desnutrição a longo prazo deixou a densidade óssea de sua cliente semelhante a de um idoso de 92 anos e, portanto, ela estaria em risco de sofrer uma lesão caso tentasse resistir à alimentação forçada. O que ela disse que faria.

Além disso, os médicos que a atenderam classificaram seu estado como “anorexia nervosa terminal” e afirmaram que ela provavelmente não se recuperaria da doença e que alimentá-la a força seria “desumano”.

O juiz que tomou a decisão final disse que o veredito contou com o apoio da família da paciente, de médicos, psiquiatras e até mesmo de um comitê de ética, e classificou seu depoimento como “voluntário, firme e credível”. Ele observou ainda que decisões anteriores de outros tribunais nos EUA têm confirmado o direito de pacientes ou familiares a recusar tratamentos salva-vidas.

Ainda não está claro se os promotores irão apelar da decisão.

Anorexia

A anorexia nervosa é caracterizada por uma recusa de manter um corpo saudável, pelo medo de ganhar peso, pela busca pela magreza e por preocupantes imagens e percepções de si mesmo. Geralmente, o problema é diagnosticado em pacientes do sexo feminino, com idades entre 15 e 19 anos.

Autoria: Redação da Veja.com
Fonte: Veja.com

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Wilson Roberto
Wilson Robertohttp://www.wilsonroberto.com.br
Empreendedor Jurídico, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, professor, palestrante, empresário, Bacharel em Direito pelo Unipê, especialista e mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Foi doutorando em Direito Empresarial pela mesma Universidade. Autor de livros e artigos.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Livro em homenagem ao Ministro Teodoro Silva Santos será lançado no STJ em 15 de setembro

O lançamento do livro coletivo em homenagem ao Ministro Teodoro Silva Santos será realizado no dia 15 de setembro de 2026, das 18h30 às 21h, no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. A obra reúne artigos de integrantes da comunidade jurídica em reconhecimento à trajetória e à atuação do Ministro.

PGE-MA recorre contra nomeação judicial de candidata eliminada em concurso para delegada

A PGE-MA recorreu ao TJ-MA contra decisão que determinou a nomeação de candidata eliminada na primeira fase de concurso para delegada. O Estado sustenta a validade da cláusula de barreira prevista no edital e aponta risco de violação à isonomia entre os candidatos caso a decisão seja mantida.

Obra analisa desafios jurídicos, gestão e transformação das sociedades de advogados no Brasil

O livro Sociedade de Advogados e a Advocacia Brasileira reúne análises sobre a estrutura, o funcionamento e os desafios contemporâneos das sociedades de advogados, abordando temas como gestão, ética, inovação e transformação digital na advocacia.

Barriga de aluguel recorre à Suprema Corte dos EUA por guarda de bebê

Uma mulher que atuou como gestante de substituição recorreu à Suprema Corte dos EUA para disputar a guarda de um bebê nascido com grave cardiopatia. Ela afirma temer que os pais reconhecidos pela Justiça da Califórnia não autorizem tratamentos capazes de preservar a vida da criança.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo