No Estado da Paraíba, Defensoria Pública é quem melhor aplica os recursos da União

Data:

Qualidade das propostas e processos de gestão das verbas federais foram avaliados pelo Ministério da Economia

supressão de horas extras
Créditos: Africa Studio/Shutterstock

A Defensoria Pública da Paraíba tem dentro do Estado, o melhor Índice de Desempenho da Gestão das Transferências Voluntárias da União (IDTRV), indicador de acompanhamento contínuo que objetiva avaliar o desempenho de Estados e Municípios quanto à qualidade das suas propostas e no processo de gestão dos instrumentos firmados com a União.

No Estado da Paraíba, Defensoria Pública é quem melhor aplica os recursos da União | Juristas
Roberto Marcelo

Os dados se encontram disponíveis no programa nacional “plataforma +Brasil” também alimentado pela Defensoria Pública. Para o cálculo do índice são consideradas a qualidade das propostas, celeridade na execução do objeto, aderência ao planejamento, conformidade da prestação de contas, entrega da política pública, desempenho financeiro e desempenho do cronograma físico”, afirmou a gerente de planejamento, orçamento e finanças da DPE-PB, Aquelina Montenegro.

A referida constatação se deu durante a 1ª Semana Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão promovida entre os últimos dias 11 a 15 deste mês pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, ocorrido na Espep, João Pessoa.

Ao final do curso, específico para os órgãos de planejamento, orçamento e finanças das instituições e Poderes, foi apresentado um gráfico financeiro pelos técnicos da SEPLAG, demonstrando a aplicação dos recursos recebidos por cada instituição, onde a DPE-PB aparece em primeiro lugar no ranking estadual com referência a melhor aplicação dos respectivos recursos.

O defensor público-geral Ricardo Barros manifestou satisfação com a honrosa posição alcançada em nível estadual pela Instituição e atribuiu a condição à responsabilidade, eficiência, seriedade e transparência de recursos federais e também de outras fontes de receita.

Sobre a Plataforma +Brasil

Constitui ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.

Com informações da assessoria.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um Comentário

  • Default Comments (0)
  • Facebook Comments
  • Disqus Comments

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Estado de SP é condenado a realizar cirurgia de quadril em paciente no prazo de 180 dias

A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou sentença da 15ª Vara da Fazenda Pública da Capital e determinou que a Fazenda Pública do Estado realize, no prazo de 180 dias, cirurgia de artroplastia total de quadril em um paciente que aguarda o procedimento desde 2020. A decisão foi unânime.

TJSP mantém absolvição de médico que retirou glândula saudável por engano durante cirurgia

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, por unanimidade, a absolvição de um médico acusado de lesão corporal culposa após um equívoco durante procedimento cirúrgico. A decisão foi proferida originalmente pela juíza Fernanda Mendes Gonçalves, da 4ª Vara Criminal de São José do Rio Preto.

Órgão Especial mantém decisão que deferiu Regime Centralizado de Execuções a clube de futebol

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, por maioria de votos, a concessão do Regime Centralizado de Execuções a um clube paulista, com fundamento na Lei nº 14.193/2021, que institui a Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Com a decisão, permanece válida a distribuição das execuções para uma das Varas de Falências e Recuperações Judiciais da Capital, assegurando a centralização dos processos de cobrança contra a agremiação.

Supermercado é condenado a indenizar cliente picada por escorpião

A 27ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, com alterações, a condenação de um supermercado ao pagamento de indenização por danos morais a uma cliente que foi picada por um escorpião dentro do estabelecimento. A sentença, originalmente proferida pelo juiz Jaime Henriques da Costa, da 2ª Vara Cível de Guarulhos, teve o valor da reparação majorado para R$ 8 mil.