Nunes Marques encaminha ação de Lula sobre redução de poder de voto da União na Eletrobrás para tentativa de conciliação

Data:

Nunes Marques encaminha ação de Lula sobre redução de poder de voto da União na Eletrobrás para tentativa de conciliação | Juristas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de instalação do Conselho da Federação no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou a decisão de encaminhar à Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF) a ação na qual o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, questiona a redução do poder de voto da União na Eletrobrás. A movimentação ocorreu no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7385, na semana passada.

A Lei de Desestatização da Eletrobras (Lei 14.182/202) estabelece que acionistas ou grupos de acionistas não podem deter votos em quantidade superior a 10% das ações do capital votante da empresa. A Advocacia-Geral da União (AGU), na ação, argumenta que a aplicação imediata dessa regra às ações já detidas antes do processo de desestatização causa sérios prejuízos ao patrimônio e ao interesse públicos. Isso ocorre porque a União, embora mantenha cerca de 42% das ações ordinárias, não tem votação proporcional a essa participação.

O ministro Nunes Marques ressaltou que a matéria pode ser mais adequadamente resolvida pelo diálogo institucional e pela via consensual, visando beneficiar a sociedade no que diz respeito ao formato e às delimitações do modelo de governança corporativa da empresa.

Nunes Marques encaminha ação de Lula sobre redução de poder de voto da União na Eletrobrás para tentativa de conciliação | Juristas
Brasília (DF), 30/06/2023 - Ministro Kássio Nunes Marques  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ele enfatizou a importância de equacionar os interesses dos grupos controladores e controlados, considerando tanto o interesse público na prestação de serviços essenciais à sociedade brasileira quanto a rentabilidade econômica e o bom desempenho da administração da empresa.

Diante da complexidade e do profundo dissenso envolvidos na questão, o ministro destacou a necessidade de cautela por parte dos tribunais. Uma eventual decisão do Supremo pode ter impacto significativo não apenas na administração da Eletrobras, mas também no sistema elétrico nacional e, em última instância, na própria ordem econômica.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.