Operações com bitcoins e criptomoedas estão na mira da Receita Federal

Data:

Os contribuintes que compram e vendem criptomoedas, como bitcoin, devem ficar de olho nos próximos meses.

 

receita federal
Créditos: Madrolly | iStock

A Receita Federal publicará uma instrução que obriga as “exchanges” (corretoras que negociam moedas digitais) a prestar informações sobre as operações de compra e venda feitas no Brasil.

 

É a primeira regulamentação do mercado de moedas digitais no Brasil, que inclui sugestões de corretoras, investidores e empresas que lidam com esse mercado. Com ela, a Receita terá melhores condições na hora de cobrar impostos de quem fatura com moedas digitais, além de auxiliar no combate à lavagem de dinheiro e à corrupção. A norma vale para pessoas físicas e jurídicas.

Um dos pontos é que as corretoras brasileiras deverão enviar mensalmente a relação dos clientes que comercializaram esses ativos. Quem negocia criptomoedas por meio de corretoras estrangeiras ou realiza transações diretamente com outras pessoas também será obrigado a prestar contas mensalmente.

A Receita já havia divulgado orientação de declaração de imposto de renda aos contribuintes que obtiveram ganhos de capital com moedas digitais. A nova instrução reforça essa orientação e dá poderes ao Fisco para multar aqueles que não declaram os ganhos.

Um ponto criticado por especialistas é que o minuta do texto não prevê compensação ao contribuinte que, eventualmente, acumular perdas com a negociação das moedas digitais.

De acordo com a Receita, o mercado de moedas digitais no Brasil possui mais investidores do que a Bolsa de Valores de São Paulo, somente as negociações com bitcoins movimentaram mais de R$ 8 bilhões no país. É um mercado extremamente relevante para a administração tributária.

Além da Receita Federal, o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgãos oficiais competentes para definir regras sobre esse mercado, ainda estão avaliando medidas sobre os criptoativos. (Com informações do Uol.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.