Presidente da CBHb é afastado do cargo por ilicitudes na aplicação de recursos públicos

Data:

Decisão judicial determinou afastamento imediato do presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb)

CBHBO presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, foi afastado imediatamente da presidência da Confederação por decisão do juiz federal substituto Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, em virtude de inúmeras ilicitudes praticadas na aplicação de R$ 21 milhões repassados, via 8 (oito) convênios, pelo Ministério do Esporte (ME), para custear ações voltadas à preparação das seleções brasileiras masculina e feminina durante o ciclo preparatório dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A decisão também impede a União Federal de repassar valores à Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) até que seja cumprida a presente ordem de afastamento.

Na demanda judicial, os demandantes afirmam que o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), durante a aplicação dos recursos, simulou concorrências, superfaturou compras de bens e serviços, subcontratou pessoas físicas e jurídicas que estavam impedidas de contratar os objetos conveniados, pagou por serviços não prestados e bens não entregues, falsificou documentos para fins de prestação de contas inidôneas,  não observou regras internacionais dos exames antidoping, entre outras.

Rolando Valcir Spanholo
Créditos: Reprodução / Curso Ênfase (YouTube)

Na decisão judicial, o juiz federal Rolando Valcir Spanholo ressaltou que estão cristalinos nos autos sinais da prática de simulações, falsidades, superfaturamento e pagamento dos serviços não prestados. “Os fatos induzem, por si só, à conclusão de que o réu Manoel Luiz Oliveira não prima pelo respeito aos princípios básicos que devem nortear a gestão dos expressivos recursos públicos repassados à CBHb”, destacou o magistrado.

“Reconheço como presentes os requisitos exigidos pelo art. 300 do Código de Processo Civil para os fins de, acolhendo em parte o pedido formulado na peça vestibular, impor o imediato afastamento, por prazo indeterminado, de Manoel Luiz Oliveira das funções de presidente da Confederação Brasileira de Handebol”, afirmou por derradeiro o juiz federal.

Processo nº 1018866-63.2017.4.01.3400/DF

(Com informações do Tribunal Regional Federal da 1ª Região - TRF1)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.

Construindo Sua Árvore Genealógica com Documentos de Imigração

Descubra suas origens e construa sua Árvore Genealógica utilizando Documentos de Imigração essenciais. Inicie sua jornada ancestral aqui!

Modelo de contrato de prestação de serviços de Delivery para Restaurantes e Lanchonetes

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de delivery, pela Contratada, para o transporte e entrega dos produtos alimentícios do Contratante aos seus clientes, conforme as especificações e necessidades do Contratante.