Prisões e revelações: desdobramentos no caso Marielle Franco

Data:

Prisões e revelações: desdobramentos no caso Marielle Franco | Juristas
Obra do artista plástico Paulo Nazareth, em homenagem a Marielle Franco / Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

No domingo passado, 24 de março, uma reviravolta no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, chocou o país. A Polícia Federal realizou a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ), seu irmão Domingos Brazão (conselheiro do TCE-RJ) e Rivaldo Barbosa (ex-chefe da Polícia Civil no Rio), sob a acusação de envolvimento no homicídio de Marielle e de obstruir as investigações. As prisões foram fundamentadas na delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, cujo relato foi analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Moraes, que é relator do caso, tomou uma decisão crucial: liberou o acesso à sua determinação que levou às prisões, e também derrubou o sigilo sobre as investigações do assassinato de Marielle e Anderson. O relatório final do caso possui mais de 400 páginas e revela detalhes perturbadores sobre o crime.

Na segunda-feira seguinte, a primeira turma do STF, de forma unânime, decidiu manter as prisões dos suspeitos. A votação, realizada virtualmente, seguiu a determinação de Moraes, com cinco dos onze ministros votando a favor da manutenção da prisão preventiva de Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa.

Complicações para Braga Netto

Entretanto, o desenrolar do caso trouxe à tona complicações para o ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que não está entre os investigados, mas é citado duas vezes no inquérito. Braga Netto ocupava o cargo de interventor federal no Rio de Janeiro na época do crime e havia realizado mudanças na cúpula da segurança pública do estado, incluindo a promoção de Rivaldo Barbosa para chefiar a Polícia Civil do Rio.

Rivaldo Barbosa, à época da operação, estava sob suspeita de participar ativamente em atividades do crime organizado no Rio de Janeiro. Como titular da Delegacia de Homicídios da Capital, ele era suspeito de usar seu cargo para obter vantagens em disputas entre organizações criminosas. Apesar das suspeitas, sua nomeação foi mantida por Braga Netto, apesar de alertas da inteligência local.

O ex-ministro negou qualquer envolvimento direto na decisão, afirmando que a escolha do chefe da Polícia Civil estava sob responsabilidade de Richard Nunes, secretário de Segurança Pública à época. Braga Netto ressaltou que assinou o ato de nomeação de Rivaldo por questões burocráticas, sem mencionar a lista de nomes indicados pelo Comando Militar do Leste, que ele chefiava.

O inquérito concluído na semana passada, e apresentado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, não incrimina Braga Netto diretamente, mas levanta suspeitas sobre sua gestão e suas decisões durante a intervenção federal no Rio de Janeiro. Novas investigações contra Braga Netto não estão descartadas, dependendo da avaliação da PGR e da autorização do STF. O caso continua a causar reverberações tanto no âmbito judicial quanto político.

Com informações do Congresso em Foco.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.