Procon-SP notifica Uber para explicar política de preços

Data:

Procon-SP notifica Uber para explicar política de preços | Juristas
Procon
Autor rafapress _Depositphotos_257535140_S

O Procon-SP emitiu uma notificação nesta sexta-feira (23) para o aplicativo de transporte Uber, solicitando explicações sobre sua política de preços, conhecida como tarifa dinâmica. Nesse sistema, o valor das corridas pode variar com base na demanda, o que pode impactar especialmente em dias com problemas no transporte público, como interrupções no metrô.

A Uber tem até o dia 28 deste mês para detalhar ao órgão de defesa do consumidor os parâmetros utilizados para aplicar a tarifa dinâmica. O Procon-SP exige casos concretos de aplicação da ferramenta para garantir transparência sobre o funcionamento do algoritmo.

Além disso, a empresa deve realizar uma simulação de um mesmo percurso em situação normal e com a aplicação da tarifa dinâmica, para demonstrar a diferença de valores. O Procon-SP também questiona se os consumidores são devidamente informados sobre essa cobrança diferenciada e se há um limite de valor a ser cobrado.

assalto
Créditos: Josie_Desmarais | iStock

A Uber afirma, em nota, que informa ao usuário a aplicação da tarifa dinâmica no momento em que a viagem é solicitada. O multiplicador do preço, contudo, não consta no aviso.

No site da Uber, a empresa afirma que a tarifa dinâmica premia os motoristas que aceitam trabalhar em condições adversas.

Críticos do modelo, como o escritor canadense Cory Doctorow, argumentam que a tarifa dinâmica pode incentivar os motoristas a recusarem corridas para aguardar por ofertas mais lucrativas do algoritmo.

Procurada pela reportagem, a Uber afirma que ainda não foi notificada.

"Quando a demanda por viagens, em uma determinada área, é maior do que o número de motoristas parceiros circulando na região naquele momento, o preço se torna dinâmico e o valor da viagem pode se tornar mais caro do que o habitual para aquele mesmo trecho", diz a empresa em nota. Os valores praticados voltam ao normal quando a oferta se reestabelece.

Com informações da Agência Folha Press.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.

O que é o NIF em Portugal?

O NIF (Número de Identificação Fiscal) em Portugal é um número único atribuído aos contribuintes para efeitos de tributação e outras atividades administrativas relacionadas com as finanças do Estado. Este número é essencial para a identificação dos cidadãos nas suas relações com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de Portugal, bem como em diversas transações financeiras e legais no país.