Projeto que limita atuação de serviços de telemarketing é aprovado no Senado

Data:

Projeto que limita atuação de serviços de telemarketing é aprovado no Senado
Créditos: MashiroMomo /Pixabay

Projeto de lei incluiu ao Código de Defesa do Consumidor alguns artigos que visam inibir comportamento abusivo por parte das empresas de telemarketing

Nesta quarta-feira, 14 de março, o Senado Federal aprovou na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) projeto de lei que inclui pontos importantes ao Código de Defesa do Consumidor no que concerne a atuação das operadoras de telemarketing.

Entre as mudanças, há questões como imposição de limitações de horário para as ligações e restrições para o volume de chamadas em um mesmo dia. As empresas ainda deverão identificar-se logo no momento da chamada, de modo que a pessoa, antes mesmo de atender ao telefone, saiba quem está tentando entrar em contato. O texto ainda segue para aprovação da Câmara dos Deputados.

Nova regulação

A limitação de horários para as ligações é o principal ponto da nova regulação. Isso porque chamadas entre às 10h e 21h de segunda a sexta não serão mais permitidas. Ademais, aos sábados, entre 10h e 13h, também será vedada a realização de ligações.

Outra proibição importante diz respeito ao volume de chamadas. Depois de três tentativas em um mesmo dia, os operadores de telemarketing não poderão mais contatar os clientes, seja por meio de ligação ou mensagem de texto.

O usuário ainda poderá solicitar a retirada de seu nome da lista de contatos das operadoras a partir de uma simples solicitação, que deverá ser prontamente acatada.

Ação inoportuna das operadoras

O projeto de lei de autoria do senador Armando Monteiro (PTB-PE) veio a atender uma antiga reclamação de uma parcela considerável da população, que reclama de forma recorrente da atuação das operadoras de telemarketing.

A ação inoportuna dessas empresas, costumeiramente, tem motivado processos por tribunais de todo o país. Há pessoas que relatam terem sido contatadas centenas de vezes em um mesmo dia, inclusive, tarde da noite e aos fins de semana.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.