Rede Sustentabilidade solicita no STF prorrogação de prazo para recursos da Lei Paulo Gustavo

Data:

Rede Sustentabilidade solicita no STF prorrogação de prazo para recursos da Lei Paulo Gustavo | Juristas
Créditos: Natalia Shabasheva | iStock

O partido Rede Sustentabilidade apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para estender o prazo de execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) até 31 de dezembro de 2024.

Essa lei visa fornecer apoio financeiro da União para a implementação de medidas emergenciais no setor cultural, devido aos impactos da pandemia de Covid-19. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7478) foi encaminhada ao ministro Luiz Fux.

hermeto pascoal - Show
Créditos: Yulia Buchatskaya | iStock

O partido justificou que a plataforma governamental para a solicitação de recursos só foi disponibilizada em maio de 2023, e estados, municípios e o Distrito Federal tiveram apenas até julho para elaborar seus planos de ação, que precisavam ser aprovados pela União, podendo demandar ajustes.

Após esse processo, a etapa seguinte envolve a assinatura do termo de adesão. Somente após todas essas etapas é que a seleção de profissionais e agentes culturais aptos a receberem o apoio é realizada por meio de um chamamento público.

Teatro espetáculo peça de teatro
Teatro espetáculo peça de teatro / mwai_images_generator

A Rede Sustentabilidade argumentou que o prazo inicialmente estabelecido para a execução dos recursos, que termina em 31 de dezembro de 2023, não é adequado, pois força uma aplicação apressada dos fundos públicos, o que, segundo a legenda, pode resultar em uma alocação inadequada dos recursos.

Além disso, o partido destacou que os prazos limitados frequentemente afastam pequenos produtores culturais que necessitam urgentemente do apoio financeiro para retomar suas atividades artísticas.

A legenda também observou que, se os entes federativos não conseguirem utilizar os recursos designados na Lei Orçamentária Anual até o prazo atual, esses valores serão revertidos para os cofres federais.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...