Registro de ponto eletrônico não se aplica a advogado público, decide tribunal catarinense

Data:

Registro de ponto eletrônico não se aplica a advogado público, decide tribunal catarinense | JuristasA 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) manteve, por unanimidade, sentença que concedeu mandado de segurança a procurador do Município de Lages, desobrigando-o do registro de ponto eletrônico como condição para percepção de sua remuneração.

A decisão de primeiro grau foi proferida pela Vara da Fazenda Pública da comarca, reconhecendo que a exigência do controle eletrônico de jornada é incompatível com as atribuições da advocacia pública. No julgamento do recurso interposto pelo ente municipal, o colegiado confirmou a sentença, fundamentando-se no art. 7º, inciso II, do Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/1994), que assegura ao advogado a liberdade no exercício da profissão.

O relator do caso destacou precedente vinculante do Supremo Tribunal Federal (RE 1.400.161), no qual foi reconhecida a “inegável incompatibilidade” entre o controle de ponto e o exercício das funções do advogado público, em razão da natureza intelectual da atividade e da necessidade de flexibilidade de horários.

O acórdão também afastou a tese de que o fato de o servidor estar em estágio probatório permitiria a imposição do controle de jornada. De acordo com o relator, a avaliação de assiduidade e desempenho pode ser realizada por outros meios, como relatórios, metas e análise da produtividade funcional, sem a necessidade de controle mecânico de frequência.

Nas palavras do voto:

“O controle de ponto é incompatível com as atividades do advogado público, cuja finalidade eminentemente intelectual exige flexibilidade de horário e independência técnica.”

Com base nesses fundamentos, a 4ª Câmara manteve integralmente a concessão da ordem mandamental, garantindo ao procurador municipal a dispensa do controle eletrônico de frequência.

(Com informações do Portal Migalhas)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Livro em homenagem ao Ministro Teodoro Silva Santos será lançado no STJ em 15 de setembro

O lançamento do livro coletivo em homenagem ao Ministro Teodoro Silva Santos será realizado no dia 15 de setembro de 2026, das 18h30 às 21h, no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. A obra reúne artigos de integrantes da comunidade jurídica em reconhecimento à trajetória e à atuação do Ministro.

Obra analisa desafios jurídicos, gestão e transformação das sociedades de advogados no Brasil

O livro Sociedade de Advogados e a Advocacia Brasileira reúne análises sobre a estrutura, o funcionamento e os desafios contemporâneos das sociedades de advogados, abordando temas como gestão, ética, inovação e transformação digital na advocacia.

Barriga de aluguel recorre à Suprema Corte dos EUA por guarda de bebê

Uma mulher que atuou como gestante de substituição recorreu à Suprema Corte dos EUA para disputar a guarda de um bebê nascido com grave cardiopatia. Ela afirma temer que os pais reconhecidos pela Justiça da Califórnia não autorizem tratamentos capazes de preservar a vida da criança.

Justiça rejeita autorização para exposição comercial contínua de crianças nas redes sociais da mãe

A Justiça de Itajaí rejeitou pedido para autorizar a exposição contínua de duas crianças nas redes sociais da mãe e em campanhas publicitárias. O juízo entendeu que o poder familiar não permite a utilização genérica da imagem dos filhos para fins econômicos e que cada participação deve ser analisada individualmente.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo