Sindicato deve publicar edital detalhado para cobrar devedores de imposto sindical

Data:

Sindicato do comércio varejista recorreu por considerar que a simples divulgação é suficiente

Publicar edital com informações detalhadas em jornais locais é exigência para os sindicatos avisarem quem deve o imposto sindical. Esse é o entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18).

Sindicato deve publicar edital detalhado para cobrar devedores de imposto sindical | Juristas
Créditos: Number1411 / Shutterstock.com

O sindicato do comércio varejista em Goiás recorreu de decisão em 1ª instância por considerar que a simples divulgação do edital é suficiente. Não houve, por exemplo, informações sobre quem são os devedores e qual o tamanho da dívida.

De acordo com o relator da ação, desembargador Elvecio Moura, o artigo 145 do Código Tributário Nacional (CTN) estabelece “de forma expressa que o lançamento deve ser ‘regularmente notificado ao sujeito passivo'”. Por ser genérica, a forma de comunicação adotada pelo sindicato não atende o objetivo. Desta forma, o recurso foi indeferido.

O imposto sindical (ou contribuição sindical) deve ser pago uma vez ao ano e corresponde ao salário de um dia de trabalho. Para quem vive no meio rural, a notificação deve ser feita pessoalmente.

Processo 0011572-79.2018.5.18.0006

Clique aqui para ler a decisão.

Notícia produzida com informações do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Rakal Daddio
Rakal Daddio
Jornalista com quase 10 anos de carreira. Passagens por agências e meios de comunicação. É repórter do Juristas desde 2019.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo