STJ mantém restrições ao uso dos embargos de divergência

Data:

embargos de declaração
Créditos: Clarisse Meyer / Unsplash

Por unanimidade, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu preservar o entendimento que limita o cabimento dos embargos de divergência — recurso destinado a uniformizar posições divergentes entre os colegiados da Corte.

Os embargos de divergência permitem que uma parte questione um acórdão do STJ (embargado) com base em outro julgado por órgão diferente (paradigma). Havendo similitude entre os casos, a Corte pode examinar a divergência e definir qual interpretação deve prevalecer.

No julgamento da Petição 18.314, a Corte Especial firmou que não é admissível a interposição de embargos de divergência quando o acórdão paradigma também tiver sido proferido em julgamento de embargos de divergência.

Já na Petição 17.837, o colegiado decidiu que o recurso não é cabível quando o paradigma for um acórdão proferido em reclamação, classe processual voltada à correção de atos judiciais que afrontem precedentes qualificados.

O entendimento segue a jurisprudência consolidada do STJ, que afasta os embargos de divergência quando o acórdão paradigma decorre de ações de natureza constitucional, como habeas corpus e mandado de segurança.

Relator da Petição 18.314, o ministro Sebastião Reis Júnior afirmou que os embargos de divergência “somente são cabíveis para impugnar acórdãos proferidos em recurso especial, inexistindo previsão legal ou regimental que autorize sua oposição contra decisões proferidas em outros embargos de divergência”.

No mesmo sentido, ao relatar a Petição 17.837, o ministro Luis Felipe Salomão destacou que o Código de Processo Civil e o Regimento Interno do STJ são claros ao delimitar o alcance do recurso. Segundo ele, os embargos de divergência cabem “apenas contra acórdão de órgão fracionário que, em recurso especial, divergir do julgamento de qualquer outro órgão jurisdicional do Tribunal”.

As duas decisões foram aprovadas por votação unânime.

Clique aqui para ler o acórdão Pet 18.314

Clique aqui para ler o acórdão Pet 17.837

(Com informações do Conjur por Danilo Vital)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Nunes Marques dá prazo para PGR se manifestar sobre revisão da condenação de Bolsonaro

Kassio Nunes Marques concedeu dez dias para que a PGR se manifeste sobre o pedido de revisão criminal apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro, que busca reverter a condenação de 27 anos e três meses de prisão. O caso deverá ser encaminhado ao plenário do STF após a manifestação da Procuradoria.

Desembargador do TJ-MG publica fotos com arma em rede social

O desembargador Roberto Apolinário de Castro, do TJ-MG, publicou fotos com uma arma de fogo e afirmou possuir autorização para porte. Em nota, declarou que as imagens foram feitas em sua residência e que o armamento está legalizado. O CNJ informou que não havia procedimento sobre o caso até a publicação da reportagem.

MP-SP pede condenação de Renato Cariani por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

O Ministério Público de São Paulo pediu a condenação de Renato Cariani e de outros dois investigados por suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A investigação aponta o desvio de cerca de 12 toneladas de produtos químicos e possível movimentação superior a R$ 6 milhões. O processo está na fase de alegações finais da defesa.

STF suspende julgamento sobre restrições à Buser após placar de 3 a 2

O STF suspendeu o julgamento sobre a lei mineira que restringe o transporte coletivo por fretamento utilizado por plataformas como a Buser. Antes do pedido de vista de Dias Toffoli, três ministros votaram pela manutenção das regras e dois pela inconstitucionalidade, em discussão que envolve competência legislativa, livre iniciativa e concorrência.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo