Google restringe assistente de IA Gemini de responder perguntas sobre eleições globais

Data:

Google restringe assistente de IA Gemini de responder perguntas sobre eleições globais | Juristas
A ferramenta Gemini foi lançada em 2023 pelo Google como seu novo modelo de inteligência artificial multimodal (IA) — Foto de rafapress

O Google anunciou uma medida significativa para seu assistente de IA Gemini, declarando que não responderá a perguntas relacionadas a eleições globais, incluindo a próxima eleição nos Estados Unidos. Essa decisão é tomada em meio a crescentes preocupações sobre a disseminação de desinformação impulsionada por plataformas de inteligência artificial.

Segundo a empresa, se um usuário solicitar informações sobre eleições, o Gemini responderá com uma mensagem indicando que está em processo de aprendizado para fornecer respostas precisas e sugerindo que o usuário faça uma pesquisa no Google.

Essa medida visa conter a propagação de informações incorretas que poderiam influenciar os eleitores de forma inadequada. Com a crescente capacidade dos chatbots de IA de gerar informações falsas, as empresas de tecnologia estão sob pressão para garantir a precisão e a confiabilidade de seus produtos.

A decisão da Google vem após problemas com seu gerador de imagens de IA, que foi retirado do ar devido a imagens de figuras históricas com características étnicas, de gênero e de tons de pele imprecisos.

Além da eleição nos Estados Unidos, outras eleições globais estão ocorrendo este ano, aumentando ainda mais a importância de garantir que as informações fornecidas por assistentes de IA sejam precisas e confiáveis.

Embora empresas como Google, OpenAI, xAI, Anthropic e Meta estejam trabalhando para enfrentar esses desafios, a complexidade da IA e a rapidez com que a desinformação pode se espalhar destacam a necessidade contínua de vigilância e aprimoramento da tecnologia.

Com informações de TudoCelular.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.