Google vai pagar multa bilionária por monitoramento em modo anônimo

Data:

Google será investigada por cinquenta estados e territórios dos EUA
Créditos: inbj | iStock

Na quinta-feira passada (28), o Google concordou em pagar uma multa significativa por monitorar as atividades dos usuários na janela anônima, conhecida como aba anônima. O processo, iniciado em 2020, expôs que, mesmo no modo de navegação privada, o Google continuava registrando algumas atividades dos usuários. Embora o processo tenha solicitado uma indenização de US$ 5 bilhões, a gigante da tecnologia pode ter feito um acordo por um valor inferior, mas ainda bilionário.

A aba anônima, ou modo de navegação privada, foi desenvolvida para não armazenar dados do usuário no navegador. No entanto, o Google Chrome, mesmo nesse modo, estava registrando atividades para gerar dados para o Google Ads e monitorar o tráfego nas páginas, vinculando essas informações ao perfil do usuário no Chrome. Essa prática ocorreu desde pelo menos junho de 2016.

O valor final da multa será revelado em 24 de fevereiro, quando o tribunal responsável pelo caso aprovará o acordo entre as partes, encerrando uma novela iniciada em 2020, com um spin-off em 2022.

quebra de sigilo
Créditos: rvolkan | iStock

Até o momento, o Google não emitiu uma declaração oficial sobre o caso, e o valor exato do acordo ainda não foi divulgado, sendo revelado apenas na data da aprovação. No processo, os autores acusaram o Google de violar leis federais sobre grampos telefônicos, que incluem rastreamento em outros dispositivos, e as leis estaduais da Califórnia sobre privacidade. Durante a audiência de aprovação do acordo, mais detalhes sobre os usuários aptos a receber compensações serão disponibilizados.

Com informações do TecnoBlog.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...