TJ-SP reconhece validade de doações a filhos anteriores mesmo após nascimento de novos herdeiros

Data:

STJ concede totalidade da herança à companheira na falta de filhos ou ascendentes
Créditos: By Gajus-Images

A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a legalidade de uma doação feita por um homem a dois filhos de seu primeiro casamento, antes do nascimento de outros descendentes de um segundo relacionamento.

De acordo com os autos, o doador transferiu 14 imóveis aos filhos do primeiro casamento, com conhecimento da ex-esposa. Anos depois, com o nascimento de mais dois filhos em uma nova união, estes ajuizaram ação alegando violação da legítima — parcela mínima do patrimônio que deve ser destinada aos herdeiros necessários.

O relator do recurso, desembargador Enio Zuliani, destacou que, à época da doação, não existiam outros herdeiros que exigissem a preservação da legítima. Assim, a superveniência de novos filhos não invalida nem torna ineficaz a doação previamente realizada. “Não há norma que autorize filhos nascidos posteriormente a requererem redução de doações feitas antes de seu nascimento, sendo a discussão restrita à eficácia da doação realizada naquele momento”, explicou.

Zuliani ainda reforçou que, mesmo se o doador quisesse revogar a doação devido ao nascimento de novos filhos, a doutrina brasileira não permite essa revogação. Em outros países que admitem a revogação, existem condições específicas que não se aplicam ao caso analisado.

O relator ressaltou que a tentativa de impor igualdade retroativa na transmissão de herança “contraria a lógica e a dinâmica da vida”, já que a doação inicial foi justa, respeitou a composição familiar da época e não prejudicou ninguém.

A decisão foi unânime.

Apelação 1029467-22.2023.8.26.0577.

(Com informações do TJ-SP)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Câmeras com IA identificam comportamentos suspeitos e reacendem debate sobre vigilância

Câmeras de monitoramento, tradicionalmente utilizadas para registrar ocorrências e...

Inteligência artificial amplia ataques cibernéticos e coloca empresas brasileiras na mira de grupos criminosos

O avanço da inteligência artificial generativa tem contribuído para o aumento e a sofisticação de ataques cibernéticos realizados por grupos criminosos. No Brasil, empresas e instituições passaram a figurar entre os alvos de operações de ransomware e roubo de dados. Além dos prejuízos financeiros, os ataques podem gerar responsabilidades relacionadas à proteção de dados pessoais e exigir comunicação à ANPD e aos titulares afetados.

Nova lei aumenta penas para crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes na internet

A Lei 15.487/2026 endureceu as penas para crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes, inclusive aqueles praticados pela internet ou com o uso de inteligência artificial. A norma elevou diversas penas, incluiu os crimes no rol dos hediondos, criou mecanismos de investigação digital, como as chamadas “rondas virtuais”, e ampliou a proteção psicológica e psicossocial às vítimas. A legislação também prevê aumento de pena quando houver uso de IA, deepfakes, redes sociais, aplicativos de mensagens ou jogos online para facilitar a prática criminosa.

Alemanha planeja reformar “minijobs” e ampliar contribuição previdenciária

A Alemanha avalia reformar o sistema de “minijobs”, modalidade de trabalho de curta jornada que atende cerca de 7 milhões de pessoas. Entre as propostas estão o fim da possibilidade de renunciar às contribuições previdenciárias e o aumento dos encargos pagos pelas empresas. Sindicatos defendem a mudança por considerarem o modelo precário, enquanto empregadores argumentam que os minijobs garantem flexibilidade ao mercado de trabalho. Estudantes e trabalhadores que dependem dessa modalidade temem redução da renda. O governo alemão ainda deverá definir os detalhes da reforma.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo