É válida a inclusão de parcelas vincendas em ação de execução de dívida condominial

Data:

É válida a inclusão de parcelas vincendas em ação de execução de dívida condominial
Créditos: jat306 | iStock

A 3ª Turma do STJ, baseando-se nos princípios da efetividade e da economia processual, entendeu ser possível a inclusão de parcelas a vencer em execução de dívidas condominiais, até o cumprimento integral da obrigação. 

O juiz da ação, em decisão interlocutória, tinha entendido pela impossibilidade de inclusão das parcelas que vencessem no curso do processo. Assim, determinou a intimação do condomínio para, caso pretendesse incluir as verbas a vencer, convertesse a ação em procedimento ordinário. Se não, que limitasse a execução ao montante vencido. A decisão foi confirmada pela TJ-RS. O tribunal local afirmou que a execução deve ser instruída com o título executivo líquido, certo e exigível.

A relatora do recurso especial do condomínio, ministra Nancy Andrighi, disse que o artigo 3​23 do CPC de 2015 prevê a inclusão das prestações sucessivas no processo de conhecimento que tem por objeto o cumprimento de obrigação desse tipo. No caso, seriam abarcadas pela condenação enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las.

Porém, ressaltou que o presente caso trata de ação de execução, que exige liquidez, certeza e exigibilidade do título. Ela ainda lembrou inovação do CPC/2015 que permite o ajuizamento de execução para a cobrança de despesas condominiais, “considerando como título executivo extrajudicial o documento que comprove o crédito referente às contribuições ordinárias ou extraordinárias não pagas”.

Segundo Andrighi, o artigo 323 do CPC/2015 pode ser aplicado ao processo de execução porque o novo código prevê a aplicação subsidiária das disposições relativas ao processo de conhecimento às ações executivas (artigo 771) e estabelece que o procedimento comum se aplica subsidiariamente aos procedimentos especiais e ao processo de execução (artigo 318).

E finalizou, dando provimento ao recurso do condomínio: “Tal entendimento está em consonância com os princípios da efetividade e da economia processual, evitando o ajuizamento de novas execuções com base em uma mesma relação jurídica obrigacional”.

Processo: REsp 1756791

(Com informações do Superior Tribunal de Justiça)

Leia também:

 

Conheça o Juristas Signer , a plataforma de assinatura de documentos com certificado digital.

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo