
Um vídeo atribuído à ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Estela Aranha voltou a circular nas redes sociais após a magistrada determinar que a TV Globo não exibisse o púlpito reservado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o debate presidencial que estava previsto para 1º de outubro. A decisão também impediu que os demais candidatos presentes formulassem perguntas diretamente ao candidato ausente.
A gravação, que teria sido realizada durante o segundo turno das eleições de 2022, mostra uma mulher identificada como Estela Aranha ao lado de outros profissionais em uma manifestação de apoio à candidatura de Lula. No vídeo, a mulher declara intenção de votar no então candidato. Entretanto, veículos que noticiaram a circulação do conteúdo ressaltaram que a data exata e o contexto integral da gravação não foram confirmados de forma independente.
A retomada das imagens ocorreu após a decisão da ministra no processo relacionado às regras do debate da TV Globo. Segundo a decisão divulgada pela Justiça Eleitoral, a participação dos candidatos em debates é facultativa e a exibição do espaço vazio destinado ao candidato ausente poderia produzir consequências que ultrapassariam a simples informação sobre sua ausência.
A decisão foi tomada a partir de pedido apresentado pela coligação que apoia Lula para impedir a exibição do púlpito vazio. A TV Globo posteriormente cancelou o debate, em meio a outras decisões judiciais que alteraram as regras inicialmente previstas para o programa.
A circulação do vídeo nas redes sociais gerou questionamentos de usuários sobre a atuação da ministra e sua manifestação política anterior. Até a publicação das reportagens consultadas, não havia manifestação pública da magistrada especificamente sobre a gravação, além das informações divulgadas à imprensa.
Veja aqui o video.
(Com informações do instagram @tesejuridica)
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
PARTICIPE DO CANAL
Acompanhe o Juristas no Google News
receba as principais notícias jurídicas do Brasil