Número total de eleitores que emitiram seus títulos pela internet já passou dos 100.000, dos quais mais de 30.000 são do Estado de São Paulo
O e-Título, aplicativo lançado há pouco mais de um mês, já conta com 108.904 emissões em todo o Brasil. São Paulo é o estado cujos habitantes mais utilizaram o aplicativo para a emissão de seus títulos eleitorais, com 30.547 pessoas que optaram por essa alternativa. Entre esses, 23.076 já fizeram o cadastramento biométrico.
O acesso ao documento digital deve ser feito pelo aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral e disponível para Android e iOS. Os dados pessoais necessários para a emissão do título são o nome, número do título eleitoral, nome do pai e da mãe e data de nascimento. Então, ocorrerá a validação e a liberação do e-Título.
Depois do primeiro acesso, o documento ficará salvo no dispositivo e poderá ser acessado quando desejado. Essa novidade se iniciou no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).
As estatísticas do número de emissões conta apenas com as pessoas que realizaram o processo completo, até o cadastro dos dados e a visualização do título eletrônico. Apenas pessoas que já tenham um título eleitoral convencional podem contar com o e-Título.
Vantagens do e-Título
O título de eleitor eletrônico apresenta uma série de vantagens aos cidadãos, como informações sobre a regularidade da situação eleitoral, dados referentes ao cadastramento biométrico e endereço do local para votação, inclusive com um mapa com tecnologia de geolocalização. Informações sobre a seção e a zona eleitoral também estão disponíveis.
Além disso, os cidadãos que já tenham realizado o cadastramento biométrico podem visualizar sua foto no e-Título, que conta com um código QR para que o documento virtual seja validado nas eleições.
Além dos benefícios aos cidadãos, a Justiça Eleitoral prevê economia na emissão de segunda via dos títulos, como equipamentos e suprimentos de impressão e redução no consumo de energia.
Você também pode gostar de: Pesquisa eleitoral tem novas regras para evitar resultados tendenciosos
Fonte oficial: TRE-SP