Facebook pode receber multa bilionária por falha de segurança

Data:

multa bilionária
Créditos: Hanibaram | iStock

Após mais um ataque que afetou cerca de 50 milhões de usuários ao redor do mundo, o Facebook pode receber uma multa bilionária na Europa.  Essa multa é devido à lei de proteção de dados pessoais que está em vigor desde maio deste ano.

No Brasil, já foi aprovada uma lei semelhante, contudo, só entra em vigor em 2020. Para especialistas, mesmo assim, instituições de proteção ao consumidor também podem multar a empresa.

Segundo a lei europeia, conhecida como GDPR (General Data Protection Regulation), se uma empresa não consegue manter os dados de usuários em segurança, pode sofrer uma multa de 20 milhões de euros ou o equivalente a 4% da sua receita no ano anterior, o que for maior, explicou o professor de direito e coordenador do curso de proteção de dados e privacidade do Insper, Renato Opice Blum. Caso seja seguido à risca, a multa do Facebook chegaria a 1,63 bilhão de euros.

Saiba mais:

A rede social reconheceu a falha de segurança no recurso “ver como” no início da semana passada, mas a notícia só veio a público na sexta-feira, quando 90 milhões de pessoas foram desconectadas da rede social por precaução.

David Reck, especialista em marketing digital e sócio da Reamp, explica que a lei europeia obriga as companhias de tecnologia a informar sobre falhas em até 72 horas. “O caso do Facebook foi grave, porque os hackers roubaram um token que faz a identificação e libera senhas que dão acesso a outras contas. Isso é perigoso”, afirmou Reck.

O Brasil aprovou a Lei Geral de Proteção de Dados, lei nº 13.709/2018, que determina que empresas podem ser multadas em R$ 50 milhões ou 2% da receita no ano anterior em caso de falhas de segurança. “A lei só entrará em vigor em fevereiro de 2020 para as empresas se adaptarem. Mas não vemos as companhias se mexerem, não há movimento no mercado”, apontou Reck.

O Facebook não comentou sobre multas, mas reconheceu a falha. “Na tarde de terça-feira, 25 de setembro, nosso time descobriu um incidente de segurança que afetou quase 50 milhões de contas. Invalidamos os tokens das contas afetadas para torná-las seguras novamente. Desativamos temporariamente o recurso ‘ver como’, enquanto realizamos uma análise de segurança completa da ferramenta”, explicou Guy Rosen, vice-presidente de Gerenciamento de Produto da empresa. (Com informações do Correio Braziliense.)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo