Meme em argumentação ao júri invalida julgamento nos EUA

Data:

Corte do Texas decide que vídeo influenciou jurados por motivos alheios ao caso

Julgamento - EUA - Meme
Créditos: Ulf Wittrock / iStock

O uso de um meme em argumentação ao júri invalidou um julgamento nos Estados Unidos. A segunda instância do Texas decidiu que a exibição de um vídeo influenciou jurados por motivos alheios ao caso.

O acusado foi condenado a 50 anos de prisão após a Procuradoria exibir o vídeo de um leão tentando devorar um bebê como analogia a eventual soltura do réu. As informações são do Texas Lawyer

De acordo com a Corte de Apelações Criminais do estado, o vídeo de 35 segundos foi inadequado. Nas imagens, um leão tenta morder uma criança por trás de uma tela de vidro. A Procuradoria argumentava ao júri que a soltura do réu, acusado de assalto a uma farmácia, seria equivalente a retirar a proteção em questão.

“Isso encorajou o júri a tomar uma decisão fora do caso analisado”, decidiu a segunda instância. A condenação foi revertida e enviada de volta para a primeira instância para análise.

“O uso do vídeo pelo Estado foi altamente prejudicial porque incentivou o júri a fazer uma analogia que o próprio Estado dizia não tentar fazer – de que o apelante era como um leão faminto tentando devorar uma criança pequena”, afirma o magistrado em sua decisão.

Clique aqui para ler a decisão em inglês.

Saiba mais:

Caio Proença
Caio Proença
Jornalista pela Cásper Líbero. Trabalhou em O Diário do Pará, R7.com, Estadão/AE e Portal Brasil.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.

O que é o NIF em Portugal?

O NIF (Número de Identificação Fiscal) em Portugal é um número único atribuído aos contribuintes para efeitos de tributação e outras atividades administrativas relacionadas com as finanças do Estado. Este número é essencial para a identificação dos cidadãos nas suas relações com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de Portugal, bem como em diversas transações financeiras e legais no país.

TJSP mantém condenação de acusados que aplicavam golpe em locadora de veículos

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, sob a juíza Erika Fernandes, que condenou três homens por associação criminosa, com um deles também condenado por estelionato, relacionado a um golpe praticado contra uma locadora de veículos. As penas impostas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas alternativas, incluindo prestação pecuniária e serviços comunitários.