Marca pessoal na advocacia: o que todo advogado precisa saber sobre personal branding

Marca Pessoal na Advocacia
Créditos: snapwire / Pexels

Quem quer atrair clientes de forma efetiva e prospectar com mais facilidade precisa investir em personal branding, ou melhor dizendo, precisa construir a própria marca pessoal na advocacia e apostar em boas ações de marketing jurídico para promovê-la.

Prestar serviços jurídicos de forma eficiente e ter bons conhecimentos na área certamente traz resultados para o cliente e são um diferencial para você, advogado. Porém, fazer apenas um bom trabalho não basta, especialmente considerando a atual dinâmica do mercado. Com a modernização da advocacia, profissionais que estão ganhando destaque são aqueles que sabem como transmitir confiança e autoridade através da própria imagem e sabem como divulgá-la.

Atualmente, investir em uma marca pessoal na advocacia e ações de personal branding não é apenas um detalhe. Essa é uma forma estratégica de se posicionar no mercado e ganhar destaque. Para saber mais, não deixe de conferir!

Personal branding e marca pessoal na advocacia

Antes de falarmos um pouco sobre o processo de construção de uma marca pessoal na advocacia, vale a pena esclarecer alguns conceitos que são confusos para muitos advogados. Sim, estamos falando de “personal branding” e “marca pessoal na advocacia”.

Personal branding ou gestão de marca pessoal é o conjunto de ações realizadas para posicionar uma marca pessoal. Essas ações têm como objetivo expor os valores e o propósito de um profissional, possibilitando uma percepção mais positiva pelos seus clientes.

O personal branding faz com que profissionais sejam lembrados no mercado. Mas não é só isso. Ele também gera identificação, conexões e sensações positivas que permitem que essa lembrança do advogado seja algo agradável e até afetivo. Essa percepção positiva do profissional é o que faz com que inúmeros clientes se mantenham fiéis, preferindo um determinado advogado, em vez dos demais.

A marca pessoal, por sua vez, é o conjunto de características que tornam o profissional único no mercado. São atributos de valor, que dão destaque ao lado positivo do profissional, seja em termos de prática jurídica, seja em termos de relacionamento.

Na advocacia, não apenas a criação de uma marca pessoal, como também as estratégias de personal branding são essenciais. Mesmo com as restrições impostas pelo Código de Ética na divulgação da profissão, é possível trabalhar para que os seus valores e a sua imagem sejam uma referência, tornando você um destaque do mercado.

Criando a própria marca pessoal na advocacia

A criação de uma marca pessoal na advocacia passa necessariamente pela construção de uma imagem do profissional. Todos nós contamos com características únicas que chamam mais a atenção dos clientes. Assim, para criar uma marca pessoal, o advogado precisa investigar seus pontos fortes e fracos que se destacam tanto em sua personalidade, quanto nas suas habilidades técnicas.

Para construir uma boa imagem, é essencial conhecer as qualidades que mais te valorizam no mercado, bem como, é preciso mapear aqueles atributos que precisam ser melhorados ou trabalhados. Embora pareça simples, fazer essa auto análise pode ser um caminho tortuoso.

Assim, uma boa pista é analisar a maneira como você ajuda o seu cliente. 

Muitas vezes a forma como o advogado serve a sua clientela possui boas pistas sobre os seus diferenciais. A forma como você se coloca, como organiza a prestação dos seus serviços e como atende o cliente trazem uma série de subjetividades que tornam você um profissional diferente. Por isso vale a pena investigar esse relacionamento e até perguntar para os clientes mais próximos qual é a visão deles sobre você.

Outra boa dica é procurar responder algumas perguntas que promovem reflexões acerca da forma como você atua e se relaciona com o mercado. Algumas delas são:

  • O que você pode fazer ou oferecer que poucos podem fazer?
  • O que seus colegas ou clientes não sabem sobre você?
  • Que experiência profissional ou pessoal você tem que outras pessoas não têm?
  • Você aborda seu trabalho de uma maneira diferente ou mais eficiente?
  • Que habilidade você possui que poderia ajudar outro colega?

Responder a essas perguntas pode trazer mais clareza ao profissional, além de ajudá-lo a encontrar com mais facilidade seus pontos fortes e fracos.

Mostrando-se para o mercado

Também é parte do processo de construção de uma marca pessoal mostrar-se para o mercado. No entanto, é justamente nesse ponto que muitos advogados acabam adotando estratégias equivocadas, que prejudicam a sua reputação.

A advocacia, conforme preconiza o próprio Código de Ética, é uma profissão marcada pela discrição. Assim, qualquer atitude com o simples objetivo de se promover ou promover o próprio escritório pode ir contra as regras éticas da profissão.

Embora hoje o advogado conte com uma série de ferramentas para promover sua própria marca e seu escritório, é preciso ter cautela. Recentemente, uma orientação do TED OAB/MG divulgou o entendimento de que o uso do Tik Tok por advogados não é adequado, justamente por ir de encontro a discrição característica da profissão.

Mostrar-se para o mercado precisa estar atrelado ao conteúdo informativo e uma postura sóbria, sem que isso vá de encontro aos preceitos do Código de Ética da OAB. A sobriedade e postura do advogado, principalmente nas redes sociais, precisa ser bem trabalhada. Comentários e atitudes que saem dessa filosofia precisam ser avaliados e, de preferência, devem se restringir ao círculo pessoal. Não é para deixar de se expressar. Mas, opiniões de cunho pessoal ou que possam causar controvérsias devem ter caráter privado para evitar qualquer tipo de mal-entendido.

Hoje, a construção de uma marca pessoal e ações estratégicas de personal branding vêm sendo adotadas por profissionais de diversas especialidades. Contudo, para quem está começando e pretende seguir esse caminho, é preciso ter em mente que todo o processo é longo e bastante delicado. Para consolidar uma marca pessoal é preciso tempo e evitar todos os deslizes que podem colocar tudo a perder. Assim, contar com um suporte especializado de profissionais que atuam diretamente com a marca pessoal do advogado pode ser um diferencial.

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*Artigo escrito em co-autoria com Helga Lutzoff Bevilacqua

 

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