Na última sexta-feira (21), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação do apresentador José Luiz Datena e da Rede Bandeirantes em razão pela veiculação de reportagem que acusou injustamente um homem de fugir após atropelar uma garota de 13 anos em um acidente. A informação é do colunista Rogério Gentile do UOL.
Em maio de 2019, a reportagem do programa “Brasil Urgente” noticiou o acidente, que ocorreu na zona leste de São Paulo, e afirmou que o motorista João Cypriano transitava em alta velocidade e havia fugido do local, sem prestar socorro à vítima, que faleceu.
As informações, no entanto, não eram verdadeiras. Vídeos anexados ao processo mostram que o motorista permaneceu no local do acidente, fato confirmado pelo inquérito policial, além disso, a perícia não constatou que o motorista estava em alta velocidade. “Cypriano não fugiu do local dos fatos após o acidente, presenciou todo o acontecimento, inclusive acionou o serviço de emergência para resgatar a vítima”, afirmou à Justiça o advogado que representa o motorista que foi chamado de “covarde” na TV.
Datena e a Band disseram à Justiça que apenas buscaram “noticiar um fato relevante e de claro interesse público”. “Todos os comentários tecidos pelos apresentadores e jornalistas da Band foram embasados nas informações recebidas por testemunhas e pelos agentes de segurança pública que estavam no local do acidente”, disseram seus advogados à Justiça.
O apresentador e a emissora foram condenados em primeira e em segunda instâncias ao pagamento de uma indenização de R$ 25 mil ao motorista, valor que será acrescido de juros e correção monetária.
Segundo o desembargador Carlos Alberto de Salles, relator do processo no TJSP, “As imagens da própria reportagem mostram o motorista no local enquanto o resgate socorria a vítima, tratando-se, assim, de informação contrária à verdade dos fatos e de fácil verificação”, concluiu.
Com informações do UOL.
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.