Lula indica novos ministros para o STJ após disputa política

Data:

Lula indica novos ministros para o STJ após disputa política | Juristas
Brasília (DF) 03/08/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na posse do Ministro do Turismo, Celso Sabino, no Palácio do Planalto. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou suas escolhas para preencher duas vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), encerrando uma disputa marcada por lobbies e alianças políticas nos bastidores.

Os indicados são os desembargadores Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e Teodoro Santos, do TJ do Ceará. A seleção de Teodoro Santos, único nordestino na corrida, recebeu o apoio do governador Camilo Santana e do ministro Raul Araújo, alinhado com o conservadorismo.

Lula indica novos ministros para o STJ após disputa política | JuristasAfrânio Vilela que tinha apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ganhou força com o respaldo do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, após uma derrota em duelo com o apadrinhado de Dias Toffoli.

As escolhas de Lula têm impacto direto na composição dos tribunais superiores e em cenários políticos mais amplos, incluindo a sucessão da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Com informações de O Globo.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.