Sexta Turma do STJ absolve réu por falhas no reconhecimento fotográfico e insuficiência de provas

Data:

Habeas Corpus - Câmara Criminal
Créditos: FabrikaCr | iStock

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus e absolveu um réu condenado por roubo a um estabelecimento de hortifruti, ao reconhecer a fragilidade do conjunto probatório e a inexistência de provas independentes capazes de confirmar a autoria do crime. Para o colegiado, as inconsistências no reconhecimento realizado na fase policial configuraram constrangimento ilegal.

Relator do caso, o ministro Sebastião Reis Júnior destacou que o reconhecimento da autoria foi comprometido pela formação de falsas memórias por parte da testemunha, influenciada por fotografias e filmagens exibidas durante a investigação. Segundo o ministro, esse procedimento contaminou o reconhecimento posteriormente confirmado em juízo, resultando em uma identificação indevida do acusado.

No voto, o relator ressaltou que, diante da fragilidade e das contradições das provas produzidas — especialmente dos reconhecimentos testemunhais —, subsiste ao menos dúvida razoável quanto à autoria delitiva, o que impõe a absolvição com base no princípio do in dubio pro reo.

Imagens de outro crime comprometeram os depoimentos

Durante a apuração do caso, a polícia utilizou fotografias e vídeos relacionados a um roubo ocorrido anteriormente em um salão de beleza, exibindo esse material à vítima do hortifruti como parâmetro para o reconhecimento de suspeitos. A testemunha afirmou ter identificado o autor do roubo ao hortifruti como sendo o mesmo indivíduo envolvido no crime no salão de beleza. No entanto, as imagens apresentadas não correspondiam ao réu posteriormente reconhecido.

Além disso, a Turma observou que o reconhecimento fotográfico realizado na fase investigativa não respeitou as formalidades previstas no artigo 226 do Código de Processo Penal. Também não houve prisão em flagrante, nem apreensão de objetos vinculados ao crime em poder do acusado, fatores que enfraquecem ainda mais a credibilidade da prova.

Diante dessas circunstâncias, a Sexta Turma concluiu que o conjunto probatório era insuficiente para sustentar a condenação, reconheceu a existência de dúvida razoável quanto à autoria e concedeu o habeas corpus para absolver o réu.

Processo HC 1.032.990.

Leia aqui o acórdão.

(Com informações do STJ)

 

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo